19 de abril de 2024 - 00:55

Quinta Instrumental do Sesc Cultura terá concerto com Quarteto Toccata

Nesta semana o Sesc Cultura terá cinema e apresentação de música clássica, tudo com acesso gratuito. O concerto “Paisagens Brasileiras”, que integra o projeto “Quinta Instrumental”, será conduzido pelo Quarteto Toccata, no dia 21, a partir das 20 horas.

Serão apresentadas obras inéditas e adaptações de peças já consagradas para a formação de quarteto de violões de Marco Pereira, Rodrigo Vitta, Ernst Mahle, Eduardo Martinelli, Clarice Assad, João Luiz, com transcrições de Ernani Aguiar e de Edmundo Villani-Côrtes.

O quarteto, formado pelos violonistas Jardel Tartari, Marcos Araújo, Pieter Rahmeier e Rafael Salgado, foi concebido com a proposta de pesquisar e incentivar a criação de repertório para a formação e,  atualmente, trabalha com a divulgação de seu novo trabalho CD “Paisagens Brasileiras”.

A apresentação será na Sala de Música e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do concerto, limitados à capacidade da Sala de Música, para 80 pessoas.

Cinema – O Cine Sesc exibe nas sessões de quarta-feira, 20, às 15h e 19h o longa brasileiro “A Festa da Menina Morta (2009)”, dirigido por Matheus Nachtergaele. Na sexta-feira, 22, tem mais uma sessão, às 19 horas.

Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as “revelações” da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms