Inmet aponta que dia terá baixa umidade do ar em várias regiões; nova frente fria se aproxima no fim de semana
As altas temperaturas voltam a marcar o dia em Mato Grosso do Sul, com a quinta-feira (17) tendo previsão de máxima de 42 ºC na região Centro-Norte. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê uma manhã com céu de claro a parcialmente nublado, névoa seca à tarde e, à noite, possibilidade de chuvas isoladas no final da tarde, principalmente no Sul e Sudoeste.
Antes disso, porém, alguns municípios podem experimentar percentuais de umidade do ar de 25%. A meteorologia prevê as regiões Norte e Leste devem ser as mais atingidas pelo tempo seco, com a vinda de ventos com ar quente e seco do interior.
Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 23 ºC e 36 ºC, e de 22 ºC a 42 ºC no Centro-Norte (Jaraguari a Sonora e Costa Rica). Para o Leste (Cassilândia a Taquarussu), espera-se mínima de 24 ºC e máxima de 38 ºC –nessas duas áreas, a umidade beira os 25%.
No Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho), as temperaturas ficam entre 22 ºC e 39 ºC. Já o Sul e Sudoeste (Grande Dourados e faixa de fronteira com o Paraguai) terá termômetros registrando de 19 ºC a 35 ºC.
As temperaturas e a umidade baixa se mantêm na sexta-feira (18). No fim da tarde, porém, o tempo fica nublado e pode chover, inclusive com trovoadas isoladas –exceto no Leste, que terá céu parcialmente nublado.
A mudança é resultado de uma nova frente fria que aproxima do Estado pelo Oeste e Sul, deixando o dia nublado e com chuvas isoladas durante o sábado (19). O calor chega a 43 ºC, e no domingo (20) baixa a 40 ºC.