Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, que foi criado para estimular a reflexão das pessoas sobre o uso excessivo do veículo particular e os danos que o mesmo causa à a natureza. O primeiro país a celebrar a data foi a França, em 1997. No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro, ganhou visibilidade a partir de 2001.
Porém neste ano, a data tem um significado especial para o Brasil, que recentemente ratificou o Acordo de Paris, assumindo dentre diversos compromissos, o de cortar emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025.
A data ainda faz a proposta para que as pessoas experimentem uma nova forma alternativa de mobilidade, descobrindo novas formas de transporte em suas cidades. Uma das principais alternativas para a locomoção de forma sustentável é a utilização de bicicletas. Dados apontam que Campo Grande, conta com aproximadamente 90 Km de ciclovias e 17,05 km de ciclofaixas.
Para a gestora de atividades de Trânsito do Detran-MS Eliane Coelho, andar de bicicleta, ou simplesmente bicicletar, é bom para as pessoas e para a cidade.
“Em duas rodas e tendo o coração como motor, você pode se deslocar de maneira ágil, econômica, trazendo benefícios para a saúde e interagindo melhor com o espaço público. Estudos mostram que para distâncias de até oito quilômetros a bicicleta é o veículo mais eficiente. Em Campo Grande, por exemplo, o deslocamento do centro até os principais terminais de ônibus é menor que isso”, conclui.
Segundo dados do Detran-MS a frota de veículos de Mato Grosso do Sul é de 1.416.154.
Semana Nacional de Trânsito
O Dia Mundial Sem Carro engloba as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano tem como tema: “Eu Sou + 1 por um Trânsito + Seguro”.
Em Dourados, uma parceria firmada entre Detran-MS, Agência Municipal de Trânsito de Dourados (Agetran), Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), um grupo de especialistas em urbanismo (Lab. Urb) e a empresa Eleita Móveis Planejados, realiza hoje a implantação de um Parklet, que é uma extensão temporária da calçada, que ocupa o espaço destinado ao estacionamento de dois veículos, proporcionando um espaço de convívio para pedestres.