18 de abril de 2024 - 13:15

Quadrilhas e quermesse agitam Bonito durante o mês de junho

Mês também é marcado pelas comemorações do Padroeiro – São Pedro Apóstolo

Junho será animado na Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, principalmente para quem adora as guloseimas das tradicionais festas juninas. O mês começa com o Arraiá da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonito), nos dias 7 e 8,  na rua lateral da Praça da Liberdade, em frente a Capela Sagrada Família.  O evento terá apresentações dos alunos das escolas municipais, além das barracas de comidas típicas, como milho verde, pipoca, pamonha, doces, salgados e o tradicional quentão.

No dia 15 será a vez da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) colocar as barriquinhas na rua e os alunos para dançarem. A Festa acontece em frente a escola, na Rua 31 de Março.

No último final de semana do mês, entre os dias 27 a 30, a 91ª Festa de São Pedro, realizada pela Paróquia de São Pedro Apóstolo, também em frente a igreja, promete animar moradores e visitantes. O evento é um dos mais antigos realizados nos município, datando inclusive, de antes da emancipação oficial de Bonito, em 1948.

Para a comunidade Católica, as comemorações começam no dia 20, com a Novena do Padroeiro. Neste ano, o dia também será marcado pelas celebrações de Corpus Christi, com a confecção do tapete pelas ruas da cidade. A novena será rezada na Capela Sagrada Família, sempre às 19 horas. No dia 28, alem do encerramento da novena e da quermesse, haverá também o show de prêmios e no dia 29 – Dia de São Pedro – as celebrações tem início com as cavalgada e pedalada, às 8 horas, seguidas da Santa Missa, na Praça da Liberdade e do almoço no salão paroquial. No dia 30 a quermesse encerra as atividades.

A Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, como já é de costume há alguns anos, vai encerrar as festividades, no dia 3 de agosto. As Festa Juninas são a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, depois Carnaval e são celebradas no Brasil desde o século XVII. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.