28 de março de 2024 - 14:38

#Provocações recebe Ronaldo Caiado nesta terça-feira

Marcelo Tas entrevista o atual governador de Goiás e um dos principais nomes do agronegócio brasileiro em programa que vai ao ar às 21h30 desta terça-feira na TVE Cultura
Caiado (ao fundo) é o entrevistado de Marcelo Tas no #Provocações desta terça. (Foto: Reprodução)

O #Provocações desta terça-feira (25) terá como entrevistado o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Filiado ao DEM, ele foi por anos uma das vozes mais ativas no Congresso Nacional contra as gestões petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, apoiando o impeachment desta última e, na sequência, rompendo como MDB de Michel Temer.

Lideranças ruralista e alinhado às pautas da direita, ele falará com Marcelo Tas sobre agronegócio, funk e maconha, além de suas posições e aspirações no campo da política, entre outros temas que poderão ser conferidos a partir das 21h30 na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa.

Médico ortopedista por formação, o governador goiano integra uma família de produtores presente na política do Estado vizinho desde o Segundo Reinaldo (1840-1889). Foi presidente da UDR (União Democrática Ruralista) nos anos 1980 e, em 1989, na primeira eleição presidencial direta desde o fim do regime militar, concorreu ao Palácio do Planalto –obtendo menos de 1% dos votos pelo então PSD.

Mais tarde, Caiado migrou para o PFL (atual DEM), onde permanece filiado até hoje. Elegeu-se deputado federal em 1991, exercendo mandato por quatro anos –em 1994, concorreu ao governo goiano, não se elegendo. Voltou à Câmara Federal em 1999, desta vez conquistando reeleições até 2014, quando concorreu a senador por Goiás e foi eleito. Em 2018, disputou o governo goiano.

No Congresso, além de liderar o DEM, Caiado foi relator da reforma política. Sua trajetória incluiu desde a rejeição ao impeachment de Fernando Collor de Mello à articulação para a perda do mandato de Dilma Rousseff –ele rompeu com o MDB quando o partido de Michel Temer manteve os direitos políticos da ex-presidente. Também apoiou a perda de mandato de Aécio Neves (MG), acusado de solicitar propina a investigados na Lava Jato, votando em favor ainda da PEC do Teto dos Gastos Públicos e a da reforma trabalhista.

Caiado é um político com linha de atuação conservadora em alguns pontos –como a rejeição à descriminalização do aborto e a revisão do Estatuto do Desarmamento– e liberal no campo econômico, sendo um dos integrantes mais ativos da bancada ruralista durante sua passagem pelo Congresso.

Assista – Marcelo Tas comanda uma releitura do Provocações, programa que marcou época na TV Cultura com apresentação de Antônio Abujamra. No #Provocações, o formato de entrevistas é revisitado tendo como pilares as entrevistas, filosofia e a interação por meio de redes sociais com a hastag #Provoca.

Produção da TV Cultura de São Paulo, a atração vai ao ar na TVE Cultura, pelo Portal da Educativa e na fan page da rede social Facebook às terças-feiras, a partir das 21h30.