28 de março de 2024 - 07:55

Propeixe avança com anúncio da instalação da 1ª indústria integradora de peixes do Estado

Com o lançamento do PROPEIXE (Programa Estadual de Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe) em outubro de 2020, como um importante instrumento de apoio à piscicultura, 2021 promete ser um ano de bons resultados para o setor. Recentemente a indústria Frango Belo comprou a empresa Mar e Terra, em Itaporã, para criar a primeira integradora de peixes do Mato Grosso do Sul.

Nesta semana, a diretoria da indústria que agora forma o Grupo Pluma, anunciou a aquisição e os investimentos em reunião com o Governo do Estado. Em Itaporã será feito a ampliação do frigorífico, instalação de uma fábrica de ração e a integração com os produtores, para que sejam inseridos na cadeia produtiva.

Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verruck explica que a unidade vai fazer a integração com os produtores, no mesmo sistema da avicultura, e será a primeira do Estado a desenvolver este sistema na piscicultura.

“Além de beneficiar todo o sul do Estado, o projeto contribui para que o Governo cumpra a meta estabelecida no Propeixe em relação a produção. Empreendimento que gera emprego, renda e mantém Mato Grosso do Sul como principal exportador de tilápia do país”, explica o secretário ao lembrar que o PROPEIXE prevê a verticalização da produção de tilápia em Mato Grosso do Sul e este empreendimento contribui com a meta do Governo do Estado.

O Grupo Pluma prevê investir em torno de R$ 100 milhões até 2024, quando deve chegar a 200 empregos diretos e 600 indiretos no município. A previsão é produzir alevinos, ração e trabalhar com peixes de tanque e redondos, com alta tecnologia.

Propeixe

Entre os objetivos do PROPEIXE, está a simplificação de normas e procedimentos além da adequação da carga tributária sobre o produto visando maior competitividade. O programa ainda prevê o apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação para os produtores, nos moldes do Precoce MS e Leitão Vida.

A partir do PROPEIXE, o Governo do Estado espera chegar a produção de 36 mil toneladas de peixe em 2021, aumentando a capacidade de processamento para 37 mil toneladas no ano que vem. Também pretende chegar a utilização de 70% da capacidade instalada da indústria local em 2021, saindo dos atuais 58%.

O titular da Semagro também destacou que “o PROPEIXE traz uma política bem definida, com enfoque no emprego, renda, inclusão dos produtores e adoção de práticas sustentáveis de produção. Teremos o fortalecimento das nossas instituições, com um trabalho fundamental de capacitação técnica a ser realizado pela Agraer, avanços em questões sanitárias junto à Iagro e ao licenciamento ambiental, no Imasul”, finalizou.

Priscilla Peres, Comunicação Semagro