29 de março de 2024 - 06:03

Projeto Sextou com Arte apresenta Live sobre literatura brasileira e comunidade LGBT

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul vai apresentar nesta sexta-feira, 21, a partir das 19 horas, a Live do projeto Sextou com Arte, sobre “Literatura brasileira e comunidade LGBT: as vozes emergentes”. A palestra vai ser ministrada pelo professor doutor Flávio Adriano Nantes Nunes, com mediação de Jander Gomez.

A literatura e os Gender Studies transformaram-se, sobretudo nos últimos tempos, em uma arma poderosa para combater a ainda persistente violência contra determinados corpos, leia-se dissidentes; leia-se LGBTs – que não podem circular democraticamente nos espaços públicos. As proposições dos Genders Studies lançam luz sobre a literatura e esta, por sua vez, pode produzir reflexões sobre a sociedade empírica. Neste sentido, os mundos factual e ficcional embaralham-se e os sujeitos literários podem representar os que circulam todos os dias nas sociedades ao redor do mundo.

O palestrante, professor Flávio Nantes, possui graduação em Letras – Habilitação Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialização em Língua e Cultura Espanholas pela Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Letras (Teoria e Estudos LIterários) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus São José do Rio Preto.

É assessor/consultor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordena o COLEGE – Coletivo de Pesquisa e Estudos em Literatura e Gênero Federico García Lorca, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e Crítica Literária, Literatura e Religião, Literatura e Patriarcado Eclesiástico, Literatura e Estudos de Gênero.

O mediador da palestra, Jander Gomez, é graduado em Letras – Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, (UEMS Dourados) e em Gestão de Recursos Humanos. É graduado em Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – DF, SENAC/DF, Brasília. Aperfeiçoou-se em Roteiro de cinema na Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.

Serviço:

Projeto Sextou com Arte

Live sobre “Literatura brasileira e comunidade LGBT: as vozes emergentes”

Data: 21/05/2021

Horário: 19 horas

Endereço Eletrônico: http://bit.ly/literaturalgbtfcms  ou https://forms.gle/G8CP3CFezjLjaPCU7

Publicado por: Karina Medeiros de Lima