FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de julho de 2024 - 06:48

Projeto Respira oferece atendimentos gratuitos de fisioterapia cardiorrespiratória para recém-nascidos

Durante o período neonatal, o recém-nascido passa por um processo de adaptação imediata à vida extrauterina. Esse é momento de grande vulnerabilidade na vida, concentrando-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, havendo necessidade de cuidados específicos. Com o intuito de oferecer um acompanhamento a essas crianças, o Projeto Respira inaugurou os atendimentos de fisioterapia cardiorrespiratória para recém-nascidos e crianças, na Clínica Escola Integrada (CEI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O projeto de extensão surgiu com intuito de contribuir positivamente na saúde infantil, partindo do princípio de que o estabelecimento de medidas para a melhoria da saúde dos recém-nascidos e crianças se apresenta como grande desafio para a redução da morbidade e mortalidade infantil no país, visto que de acordo com o “Guia para Profissionais da Saúde 2012” do Ministério da Saúde, ela é responsável por quase 70% das mortes no primeiro ano de vida.

Inicialmente 10 acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade são participantes com a supervisão da coordenadora do projeto, professora Doutora Leila Foerster Merey, juntamente com a fisioterapeuta da CEI, Juliana Teixeira. Os atendimentos são realizados durante todo o período letivo, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, com agendamento prévio, através do telefone (67) 3345-7967.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)

FONTE: UFMS