As festas de fim de ano estão se aproximando, na empolgação com a programação entre as comemorações e viagens, o abandono e maus-tratos aos animais é muito comum. Além de ser uma ação cruel, também é crime, com punição de até cinco anos de detenção prevista na nova Lei Federal n.º 16.06/20, que alterou a antiga Lei n.º9.605/1998.
Para colocar em discussão e buscar à conscientização das pessoas sobre os cuidados aos animais, também incentivar adoção, um projeto voluntário será realizado em Campo Grande, e faz parte do “Dezembro Verde” (mês das campanhas destinadas à promoção de ações educativas e reflexão sobre o abandono de animais).
Com mais informações sobre o assunto, nesta segunda-feira (18), no programa Rádio Livre da FM 104, a jornalista Vivianne Nunes e Bernardo Quartin receberam o idealizador do projeto e ativista da causa animal, Bruno Nóbrega.
“O projeto voluntário quer encontrar lar temporário para animais abandonados. Essa campanha foi criada em 2015 no estado do Ceará, onde se detectou que, no período das festividades de fim de ano as pessoas saiam para viajar e abandonavam seus pets. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2022 no Brasil havia 30 milhões de animais nas ruas, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Esses números são alarmantes”.
“No mês de novembro iniciamos o cronograma das atividades. Contamos com a participação da Polícia Militar Ambiental de MS (PMA-MS), Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), o CZZ (Centro de Controle de Zoonoses) e órgão de defesa animal”.
“As atividades serão realizadas com ações educativas no Shopping Pátio Central, nos dias 25/26 e 27 de novembro. No dia 25 terá atividade na Escola Estadual Lúdio Martins Coelho, com apresentação do projeto “lar temporário”. Já no dia 28 as ações seguem para outras escolas. O Comper Itanhagá receberá os voluntários no dia 29, e no dia 30 serão realizadas blitz educativas em vários pontos da Capital”.
Confira:
Cãominhada: será realizada no dia 1º de dezembro, a partir das 8h, no Parque dos Poderes. O organizador pede 1kg de alimento para cães ou gatos.
Os interessados ao voluntariado podem entrar em contato com Bruno Nóbrega, pelo número (67) 9146-0990.
Foto: José Habynner