29 de março de 2024 - 07:20

Projeto Florestinha e parceiros abrem a Semana do Meio Ambiente envolvendo 2,3 mil alunos

A Polícia Militar Ambiental, com o Projeto Florestinha e parceiros, como MSGÁS e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abrem nesta segunda-feira (5.6), Dia Internacional do Meio Ambiente, às 8h, a Semana do Meio Ambiente e realizam diversos trabalhos de Educação Ambiental na Capital e no interior, em parceria com diversos órgãos, para mais de 2.000 alunos.

Os trabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas. São elas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos;
  2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres e discussões sobre as causas que levaram os animais a estarem empalhados ali e não na natureza;
  3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc;
  4. Casa da Energia, com palestra sobre economia sobre energia, matriz energética e fontes renováveis. Montagem artificial do ciclo da água, com palestras relacionadas à temática das águas no planeta;
  5. Plantio de mudas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc;
  6. Trilha no Parque Estadual Matas do Segredo e Parque Cônsul Assaf Trad – os alunos realizam uma pequena trilha, onde recebem orientações Sobre Unidades de Conservação.

Capital

A partir das 8h, desta segunda-feira (5.6), policiais e as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, localizado no Parque Estadual Matas do Segredo (rua Josefina Mingareli s/n – Jardim Presidente) abrem a Semana do Meio Ambiente e desenvolverão diversos trabalhos educativos, iniciando com o recebimento de 50 alunos do 4º ano da Escola Municipal Vanderlei Rosa de Oliveira.

Todos os dias (até 9.6 – sexta-feira), das 8h às 11h, turmas de 50 alunos da mesma escola, perfazendo 250 estudantes, participarão das atividades, que contam com várias oficinas e a realização de uma trilha no Parque Estadual Nascentes do Segredo. Um responsável pela Educação Ambiental do Ibama também ministrará palestra aos alunos. A abertura do evento contará com alguns ex-florestinhas que hoje são jornalista e bombeiro militar.

Apesar da abertura oficial acontecer hoje, os trabalhos de Educação Ambiental começaram no dia 2 de junho, na escola Municipal Marçal de Souza Tupã, no bairro Los Angeles, onde foram atendidos 300 alunos, pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha do Parque Cônsul Assaf Trad.

Com as mesmas oficinas, o Projeto atenderá 300 alunos de três escolas de Campo Grande, entre às 13h30 e 16h30. Também ocorrerá com os alunos, uma trilha no Parque Cônsul Assaf Trad, com plantio de mudas e orientações sobre a importância da flora. Serão atendidas as escolas:

• 5 a 7 de Junho – Escola Municipal Sebastião Lima;
  • 8 de junho – Escola CROE;
  • 9 de junho – Escola Superação
  • 6 a 8 de junho – escolas rurais (interior).

Uma equipe do Projeto Florestinha do Parque Estadual Matas do Segredo atenderá aproximadamente 1.300 alunos de escolas rurais dos municípios de Água Clara, Camapuã e Ribas do Rio Pardo nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Prêmio Ecologia e Ambientalismo

Serão 30 crianças e adolescentes do Projeto Florestinha que vão participar da solenidade de entrega do prêmio “Ecologia e Ambientalismo”, na Câmara Municipal da Capital, na quarta-feira (7.6), às 9h, quando serão homenageados o comandante da Polícia Militar Ambiental, tenente Coronel Jefferson Vila Maior e mais dois policiais ambientais, que se destacaram nas ações de proteção ambiental.

Florestinha em Corumbá

Os trabalhos de Educação Ambiental da PMA são permanentes e não somente nas semanas comemorativas. Neste mês, ainda haverá atendimentos de cinco escolas de Corumbá, em parceria com a Prefeitura Municipal, com perspectiva de atendimentos de 1.500 alunos, entre os dias 26 a 30 de junho.

Só neste ano, nos meses de março e abril, quando iniciaram os trabalhos de Educação Ambiental foram atendidos 9.292 alunos de 22 escolas da Capital, Três Lagoas, Corumbá e Ladário e mais 150 crianças, adolescentes e adultos em Terenos e outros dois mil alunos em escolas da Capital no mês de maio perfazendo um total de 11.442 pessoas. No ano passado, foram atendidos 21.705 alunos de escolas da Capital e interior.

Polícia Militar Ambiental

Foto: Site oficial da PM de Mato Grosso do Sul