Foi lançado nesta segunda-feira (5 de junho), no auditório da Receita Federal, na Capital, o projeto Estudantes no Controle 2023. O objetivo é promover entre as 58 escolas participantes de 18 municípios do Estado a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção.
Por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa, os estudantes participarão de fases e ações a serem cumpridas conforme a programação estabelecida pela organização:
- Auditoria Cívica: realização de atividade diagnóstica em diversos locais da escola, indicando os problemas encontrados – corresponde a 250 pontos e deve acontecer em junho;
- Desafio: consiste no desenvolvimento de ações práticas que visam corrigir os problemas levantados na etapa anterior – corresponde até 550 pontos e está programada para execução em setembro;
- Tarefa Especial: as equipes deverão desenvolver material com temática ligada ao trabalho desenvolvido pela CGE-MS, divulgando o mesmo no âmbito escolar – a pontuação pode chegar até 200 e a execução deve ser em agosto.
Além de primeira escolas e estudantes, o projeto pretende incentivar a postura de protagonismo no ambiente escolar, expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público e com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social nas suas comunidades.
Saiba mais sobre o projeto e como ele incentiva uma nova visão do bem público na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa desta segunda-feira (5 de junho):