Campo Grande (MS) – Criado em 2017 pela juíza Jaqueline Machado, titular da Terceira Vara de Violência Doméstica de Campo Grande, o projeto Mãos EmPENHAdas ganhou ampla divulgação na imprensa internacional. Suas ações foram veiculadas na Itália e Suíça.
O projeto busca criar mecanismos para coibir e erradicar a violência contra as mulheres, instrumentalizando espaços como salões de beleza e centros de estética. Nesses locais para cuidado da beleza feminina, a juíza percebeu que as mulheres falavam espontaneamente sobre a violência sofrida, surgindo então a ideia de capacitar profissionais da área de beleza para orientar as clientes sobre seus direitos previstos em lei.
Na Capital, onde foi lançado o projeto-piloto, mais de 272 profissionais já foram capacitados em 50 estabelecimentos parceiros, abrangendo mais de 4.490 pessoas que tiveram acesso ao material; aproximadamente 645 pessoas buscaram informação sobre a temática, sendo que 63 clientes relataram que estavam em situação de violência.
O projeto recebeu ainda diversas premiações como: prêmio de Direitos Humanos 2018, na categoria Mulher, o “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2020”, promovido pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil.
Conheça mais sobre o projeto na reportagem de Daniela Nahas