O Programa de Educação Patrimonial “Patrimônio 67” entra agora na fase de desenvolvimento das ações. A iniciativa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, quer levar a alunos do ensino fundamental final e do ensino médio das escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul conhecimento sobre as vivências, modos, artes e costumes que envolvem a nossa identidade.
As atividades teóricas e práticas (oficinas) serão realizadas nas escolas. Para 2024, a temática selecionada será a Viola de Cocho. O oficineiro será o Sr. Sebastião Brandão, conhecido como Mestre Cururueiro, que virá de Corumbá para compartilhar seus conhecimentos com os alunos.
Durante a oficina, os participantes receberão uma aula sobre o patrimônio e a importância de sua preservação. Em seguida, terão a oportunidade de manusear a Viola de Cocho e confeccionar um suvenir, que poderão levar para casa como lembrança.
Trata-se de uma oportunidade para as escolas e os alunos, não somente de participar da atividade, mas de viver uma experiência inesquecível em termos de conhecimento do nosso patrimônio cultural.
Segundo Melly Sena, gerente da Fundação de Cultura, o patrimônio cultural se manifesta de diversas formas na vida cotidiana, tanto por meio de edificações e monumentos (patrimônio material) quanto por práticas diárias (patrimônio imaterial). Ambas as categorias são parte da identidade cultural e precisam ser trabalhadas amplamente para promover reconhecimento, preservação e despertar o sentimento de pertencimento nos cidadãos.
“A escola é um ambiente propício para práticas de educação patrimonial, pois os conteúdos discutidos são essenciais para a formação acadêmica e para a vida. Apropriar-se da cultura local é valorizar e perpetuar o conhecimento regional, fortalecendo a identidade popular e promovendo o crescimento e desenvolvimento do cidadão e do estado”, explica.
Confira a programação:
26/09 – Escola Estadual Thereza Noronha de Carvalho – Matutino
26/09 – Centro Estadual de Educação Profissional Pe. João Greiner – Vespertino
27/09 – Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa – Matutino
27/09 – Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias – Vespertino
25/10 – Escola Estadual Profª. Neyder Suelly C. Vieira – Matutino
25/10 – Escola Estadual Lino Vilachá – Vespertino
Com informações de Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: divulgação