19 de abril de 2024 - 17:25

Projeto de implantação do Contorno Viário em Chapadão do Sul avança com aditivo ao contrato de concessão da MS-306

O projeto de implantação de um contorno viário que vai tirar o tráfego pesado da MS-306 do centro de Chapadão do Sul teve um passo importante na última sexta-feira (4), com a assinatura do Primeiro Aditivo ao Contrato de Concessão, assinado entre a concessionária Way 306 e o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) e a AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos).

Definição para tirar tráfego pesado do centro aconteceu após análise técnica da AGEMS e consulta pública

A aprovação para alterar o traçado original da via aconteceu após análise técnica da AGEMS e o recebimento de contribuições em consulta pública que deu transparência à discussão. Chapadão do Sul tem cerca de 27 mil habitantes, segundo estimativas de 2021, e é cortada ao meio pela MS-306.

“São adequações para dar mais segurança para todos os que utilizam a estrada e para quem mora na cidade”, explica o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis. “Essa é uma região de trânsito pesado de cargas, não só de Mato Grosso do Sul, mas do Norte e Centro-Oeste do Brasil. O contorno melhora a mobilidade, moderniza a estrutura viária e diminui muito os riscos de acidente”.

Carlos Alberto recebeu para assinatura do Aditivo o presidente da Way 306, Paulo Nunes Lopes, e o gerente de Operações e Conservação, Marcelo Ceccarelli Barbosa. Também participaram o diretor de Rodovias da AGEMS, Matias Gonsales Soares; a diretora de Relações Institucionais e Inovação, Rejane Monteiro; e o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Edson Delgado.

Segurança urbana e modernidade rodoviária

Pelo ajuste contratual, a concessionária fica desobrigada da responsabilidade das obras de adequação e melhorias na travessia urbana em um trecho de 6,2 quilômetros, que serão transferidos para a Prefeitura. No local, o município já divulgou que irá implantar um parque linear com diversos atrativos para a população.

Ao mesmo tempo, a Way 306 se responsabiliza pela implantação do Contorno, que vai desviar o trânsito a partir do entroncamento com a BR-060, margear a via férrea e novamente se interligar ao traçado da MS-306 alguns quilômetros adiante. A conservação do trecho urbano vai ser mantida até o início da operação do anel viário.

A AGEMS e o Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) cuidarão de obter da União a delegação de trecho de 2,4 quilômetros da BR-060 que vai servir de ligação do entroncamento até o ponto onde começa o novo traçado a ser implantado.

Gizele Oliveira – AGEMS
Foto: Cleidiomar Barbosa