plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 05:44

Projeto de extensão LitArt dissemina conhecimento e cultura em Três Lagoas

Com a participação da comunidade acadêmica das duas unidades do Câmpus de Três Lagoas (CPTL I e II), alunos de escolas públicas, artísticas autorais locais e outros interessados, o projeto de extensão “Literatura e Outras Artes – LitArt”, iniciado em junho deste ano, está movimentando, com ações mensais, o espaço universitário, as escolas públicas e a praça principal do município.

O projeto LitArt, aprovado pelo edital PAEXT/2017/UFMS, coordenado pela professora Cristiane Rodrigues de Souza, do curso de Letras, foi proposto para motivar a participação dos acadêmicos, alunos do ensino médio e de demais interessados em fomentar a literatura e cultura, possibilitando compartilhar vivências e saberes, e, além disso, viabilizar a abertura do espaço acadêmico para a comunidade.

“Ademais, objetivamos aumentar a disseminação, por meio da literatura e outras artes, da cultura na região”, explica o bolsista Flávio Faccioni.

Cineclube, sarau e oficina

A proposta do cineclube é levar a arte cinematográfica para o público e, após a exibição da obra, realizar uma discussão sobre a temática abordada. As oficinas oferecem aos participantes uma formação específica para que eles se apresentem nos saraus, sendo este evento um momento de exposições das expressões e manifestações culturais e artísticas, abrindo espaço para os artistas das comunidades interna e externa.

“Pensando na grande abrangência que as tecnologias possuem na modernidade, foi criada uma página na rede social do Facebook (https://www.facebook.com/LitArt2017/), para que seja possível alcançar um maior público durante as divulgações dos atos e para que as atividades tenham boa adesão por parte do público alvo”, diz Faccioni.

Os realizadores do projeto acreditam que durante o desenvolvimento do LitArt pode-se perceber que osalunos envolvidos no projeto e demais participantes foram atingidos, de forma positiva, com aprimoramento e crescimento cultural, crítico e profissional e houve ainda integração e inserção dos grupos sociais dentro e fora do espaço acadêmico.

“Observamos, também, que no decorrer das ações do projeto a participação da comunidade externa foi plausível, o que possibilita a (re) criação de novos horizontes e o despertar de interesses pelo ingresso na universidade pública, fomentando o ensino público e a disseminação do conhecimento pelo viés da Extensão, que tem como objetivo primordial estender os conhecimentos acadêmicos para a comunidade local e promover atividades para interagir com a comunidade dentro da universidade, proporcionando o aprimoramento da população”, completa o bolsista.

Diante do bom resultado, a proposta do grupo é poder realizar uma nova edição do projeto em 2018, já que este primeiro será encerrado em dezembro deste ano.

Fotos: Maressa Urbano e Vinny Barros Leony

Fonte: UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *