plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 04:46

Programação de cinema chega em escolas e assentamentos com recursos de acessibilidade

Conhecido como a sétima arte, o cinema está presente em peso na 20ª edição do Festival de Inverno de Bonito com filmes nacionais, regionais e exibições com recursos de acessibilidade. Este ano o encantamento foi além do público do festival, chegando até escolas, assentamentos e distritos da região de Bonito.

As sessões começaram no dia 20, como parte da programação pré-festival, que até o dia 24, acontecerão em escolas municipais de Bonito, do distrito Águas do Miranda e do Assentamento Projeto Guaicurus. Na noite desta segunda-feira (22), alunos da Escola Municipal Vitalina Vargas Machado e moradores do bairro local, assistiram o filme “Sobre Rodas”, do diretor Mauro D’ Addio.

Segundo Lidiane Lima, coordenadora do Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), os filmes nacionais “Encantados”, “Lino”, “Tito e Os pássaros” e “Sobre Rodas”, foram selecionados visando o público infantil, jovem, e até mesmo as famílias. “Selecionamos filmes que exploram temas apropriados para eles,  que procurem despertar a imaginação através de assuntos importantes para a sociedade como a natureza, lendas e folclores, o medo e a inclusão social”, contou Lidiane.

Já o público adulto será contemplado com os filmes nacionais “Benzinho”, “Lixo Extraordinário” e “Teu mundo não cabe nos meus olhos”, que retratam temas importantes do dia a dia, da família, da vida em comunidade. Os filmes regionais selecionados por edital para exibição durante o Festival são: “Boas vindas”, de Ara de Andrade Martins; “As Invenções de Akins”, de Ulísver Silva; “Fujona – Em busca da liberdade”, Lú Bigatão; “Irmãos de Alma”, de Filipi Silveira; “Rema Tour – Bonito MS 2018”, de Pedro Henrique Subtil e “À Procura de Marçal”, de Caroline Cardoso e Natália Morais.

“E a mensagem chegou para quem prestou atenção: “Quando vi o começo do filme, o menino na cadeira de rodas e a menina abandonada pelo pai, achei que ia ser chato, mas logo ficou divertido e entendi o que ele quer dizer sobre respeito pelo outro que tem a vida diferente da sua”, relatou Lauane Dávila, de 14 anos.

Sobre Rodas conta a história de Lucas (Cauã Martins), um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele se torna amigo de Laís (Lara Boldorini), uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, os dois iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a jovem descobrem o possível paradeiro do pai.

Acessibilidade

No sábado, dia 26 de julho e no domingo, dia 27, as sessões serão acessíveis: o filme “Sobre Rodas” (26/7 às 9h) terá recursos acessíveis para cegos e surdos. Após a sessão haverá um bate papo com o diretor do filme, Mauro D’Addio. Para a exibição de “Teu mundo não cabe nos meus olhos” do dia 27, às 9 horas, haverá intérprete de libras e após a sessão também acontecerá um bate-papo com especialistas em acessibilidade cultural. As sessões acessíveis estão abertas para o público de instituições que trabalham com pessoas com deficiência e também ao público em geral.

Confira o site para saber a programação: http://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *