28 de março de 2024 - 08:39

Programa Vale Universidade incentiva servidoras a fazer exames para prevenção de câncer

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada se detectada no início. Para isso, a prevenção continua sendo o melhor caminho. Engajadas na campanha do Outubro Rosa, a Superintendência de Projetos de Especiais – Vale Universidade – ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) – reuniu nesta manhã de quinta-feira (15) seus servidores para alertar sobre os riscos e prevenção ao câncer de mama e em comemoração ao Dia do Professor.

Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama, quanto mais cedo o câncer for detectado, maior a possibilidade de cura. Se o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Elisa
Secretária-adjunta da Sedhast, Elisa Cléia Nobre

A secretária-adjunta da Sedhast, Elisa Cléia Nobre, falou sobre o respeito que cada pessoa deve ter com seu próprio corpo e destacou por experiência própria a busca pela cura da doença “Quero chamar a atenção de vocês para o cuidado com o corpo, o respeito que devemos ter com nós mesmos. Temos de respeitar nossos limites para termos um corpo saudável e a prevenção é a melhor forma de cuidado. Fazer o autoexame, ter uma boa alimentação, fazer atividade física, tudo isso vai favorecer a saúde. Digo que só quem passa pelo tratamento sabe o quanto é difícil”, ressaltou Elisa.

Um dos exames mais eficazes para diagnosticar esse tipo de câncer é a mamografia,  que deve ser realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar. Nesta quinta-feira, o ônibus do Hospital de Câncer de Barreto está na Sedhast realizando exames de mamografia e papanicolau.

IMG_4111
Jocilene de Freitas, faz a prevenção pois possui histórico de câncer de mama na família

Jocilene de Freitas, 32 anos, estagiária da Suproes, faz periodicamente exames de prevenção já que possui histórico da doença na família. “Minha avó materna teve câncer de mama e após longo tratamento foi curada. Ela descobriu que estava com o câncer numa idade avançada, com 76 anos, mas depois do tratamento de quimioterapia conseguiu alcançar a cura. Acredito que a prevenção é fundamental para diagnosticar precocemente a doença”, alertou Jocilene.

Sergio
assessor técnico da Caravana da Saúde, Sérgio Luiz Gonçalves

O assessor técnico da Caravana da Saúde, Sérgio Luiz Gonçalves, agradeceu a parceria com a equipe do Vale Universidade, que sempre está presente nos municípios por onde a Caravana passa e falou da importância do diagnóstico. “Agradeço a jovialidade da equipe do Vale Universidade pela parceria nesse grande projeto do Governo do Estado e digo que, possibilitar o acesso à saúde é muito recompensador. Identificamos uma mulher com câncer nesse período do projeto e foi essencial para salvar uma vida, para nós já valeu por toda Caravana”, destacou o assessor técnico.

Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)

Fotos: Leca