plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

21 de julho de 2024 - 22:21

Programa Sons da Literatura traz a leitura para Educativa 104,7 FM

O Diário de Anne Frank foi um dos destaques do programa do dia 24

O programa Sons da Literatura apresentado por Lucinéia Ramos e Athena Kefalinos traz o melhor da música e literatura aos ouvintes da Educativa 104,7 FM. Em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e com uma programação dedicada à literatura nacional e mundial, o Sons da Literatura vem acompanhado de leituras, quadros musicais e eventuais entrevistas além de novidades e comentários sobre o universo literário. O Sons da Literatura vai ao ar nas quartas, das 12h às 13h.

No programa do dia 24, o destaque foi para o poeta Sebastião da Rocha Pitta, advogado, historiador baiano e poeta do século XVII, acadêmico da Academia Real de História Portuguesa e patrono da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras. Nascido em Salvador, no dia 3 de maio de 1660, Pitta recebeu o grau de Mestre em Artes no Colégio dos Jesuítas da Bahia e depois o grau de Bacharel em Direito Canônico pela Universidade de Coimbra em 1682. Ouça a seguir o soneto RP do autor, com a voz de Daniela Nahas:

 

 

Entre suas obras mais importantes está a História da América Portuguesa, desde o ano de 1500 do descobrimento à 1724, o mais completo levantamento sobre a história do Brasil até então. Sebastião da Rocha Pitta pensou seus livros históricos unindo os cenários português e brasileiro. Como poeta, Pitta é conhecido pela falta de rigor formal em suas obras, sendo visto por especialistas com a intenção de estimular a produção poética entre autores de sua época. A seguir, o soneto Jocoso de Sebastião da Rocha Pitta, uma vez mais com Daniela Nahas;

 

 

Membro do movimento Barroco, Sebastião da Rocha Pitta colocava em seus escritos seu desconforto com as questões portuguesas, relatando os problemas que ocorriam no meio em que vivia, diretamente influenciado pelas ações da coroa portuguesa. Pitta faleceu na Bahia, em sua fazenda, no dia 2 de novembro de 1738.

O destaque de literatura estrangeira do programa foi o “Diário de Anne Frank”. Nascida Annelies Marie Frank em 12 de junho de 1929, Anne foi autora de um diário que relata suas experiências enquanto vivia escondida num quarto durante a ocupação nazista na Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial. Seu registro serviu de base para peças de teatro e filmes além de ter sido republicado em inúmeros idiomas ao redor do mundo. Confira o trecho do programa com o Mestre Wanderson Fernandes:

 

 

Mafalda, de Quino.

Outro destaque do programa foi a personagem das tirinhas argentinas Mafalda, criada pelo genial Quino. Mafalda ganhou os leitores argentinos e em pouco tempo suas tiras rodaram o mundo. Uma menina curiosa e contestadora, Mafalda pode ser lida por todas as idades e foi publicada entre 1964 e 1973. Quino ocasionalmente trouxe de volta a personagem quando desenhou em 1976 um material para a UNICEF ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Saiba mais sobre a personagem e seu criador ouvindo a participação do Professor Nataniel dos Santos Gomes:

 

 

Sintonize – Apresentado por Lucinéia Ramos e Athena Kefalinos, o programa Sons da Literatura é uma produção em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e traz o melhor da música e das letras para as ondas do rádio, indo ao ar às quartas-feiras, a partir das 12h até 13h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *