23 de abril de 2024 - 14:30

Programa Reviva Centro vai modernizar o sistema de semáforos de Campo Grande

A Agência Municipal de Trânsito (Agetran) trabalha na semaforização inteligente, que vai contemplar o maior e mais movimentado corredor de mobilidade urbana da cidade, o da Rua Rui Barbosa. A ação faz parte do Programa Reviva Centro, da prefeitura de Campo Grande.

Para que o sistema de integração dos semáforos da Rui Barbosa funcione ordenadamente, será instalado um controlador e um sistema de comunicação que liga os equipamentos à uma central de controle por meio de cabos de fibra óptica, ou dados móveis 4G.

Na central de controle será feito o monitoramento em tempo real do sistema, permitindo interferências e a coordenação dos tempos semafóricos de forma remota. Com os tempos de espera, por exemplo, a redução de velocidade e de seguir em frente poderão ser alterados conforme o fluxo de veículos e pessoas, adequando o movimento do trânsito ao da cidade.

A semaforização atual tem mais de 20 anos de vida útil e, com a instalação de um sistema mais novo, o trânsito se tornará mais seguro, ágil e sincronizado, atendendo as demandas do trânsito urbano.

A matéria você confere no Informe da Educativa: