plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 09:01

Panorama-MS debate nesta 6ª feira os fatores que provocam a surdocegueira

Campo Grande (MS) – A combinação de diferentes fatores, que levam indivíduos à condição de surdocego, não permite que seja traçado um perfil único desses sujeitos em função de suas necessidades tão distintas, tanto quanto de suas potencialidades e habilidades. Para falar sobre esses fatores o programa Panorama MS, da TVE Cultura MS, entrevista Rosângela da Costa Pereira Mariano, Gerente Pedagógica do CEADA – Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – e Gisele Freitas Veiber, Técnica em Surdocegueira.

As entrevistadas vão esclarecer porque ser surdo cego não significa, precisamente, não possuir os dois sentidos, já que não é sempre que ocorre a surdez total com a cegueira total, podendo se constatar vários tipos da deficiência. De acordo com a literatura médica, a surdocegueira se caracteriza pela associação das perdas, parcial ou total, dos sentidos da visão e audição em um mesmo indivíduo. Os indivíduos pessoas que apresentam essa condição possuem, em maior ou menor nível, problemas de comunicação, informação e mobilidade, dependendo da da época de aquisição e a intensidade de cada uma das perdas sensoriais (visão e audição), bem como do ambiente sociocultural e recursos de atendimento clínico, escolar e outros serviços que esses indivíduos e suas famílias necessitam.

O programa Panorama MS vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 10h na TVE Cultura MS.

Quem quiser pode participar do programa ao vivo enviando perguntas e comentários sobre o tema por meio do WhatsApp (67) 99106-0300.

Apresentado por Gisllane Leite e Carlos Filho, o Panorama MS tem produção de Yara Martins, Elza Recalde e Heloisa Mandetta (diretora de Redação do Jornalismo da TVE Cultura MS), e edição e direção de Nadjanara Morbeck. O programa debate, diariamente, temas de relevância para a população do Estado e do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *