plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 15:35

Programa Biota-MS lança série de animações sobre os gigantes do Pantanal

Iniciativa nas redes sociais celebra o Dia do Pantanal que acontece em 12 de novembro

O programa Biota-MS aderiu à campanha que celebra o Dia do Pantanal, que ocorrerá em 12 de novembro. O objetivo da data é reforçar a importância da biodiversidade e do turismo local para o desenvolvimento econômico. A iniciativa é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e acaba de ganhar um reforço com uma série de animações do Biota-MS.

Nesta primeira etapa, serão 11 vídeos exaltando as riquezas do nosso estado, convidando a sociedade em geral, a conhecerem as características singulares dos gigantes do bioma pantaneiro: Anta, Arara Azul, Ariranha, Cervo do Pantanal, Harpia, Lobo-Guará, Onça-Pintada, Sucuri Amarela, Tamanduá-Bandeira, Tuiuiú e Capivara.

Também contribuem com o conteúdo do material, instituições que focam seus trabalhos em preservar, conservar e recuperar cada espécie apresentada nos vídeos, sendo eles  Instituto Arara Azul, Instituto de Conservação de Animais Silvestres, Biotério da Universidade Católica Dom Bosco, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Instituto Onça-Pintada, Instituto Pró-carnívoros, Panthera, Associação Onçafari e Instituto de Pesquisas Ecológicas.

O primeiro vídeo, lançado no Dia das Crianças, fala sobre o Tamanduá-bandeira que, além de detalhar as principais características do animal, também mostra o trabalho do Instituto de Conservação de Animais Silvestres, por meio do projeto Bandeiras & Rodovias que cuidam de espécies como esta, vulneráveis a extinção. O vídeo completo pode ser conferido aqui.

Como parte da campanha, o programa também disponibilizará Wallpapers temáticos de animais do Pantanal exclusivos feitos pela ilustradora Marcela Dias Riedel, através de seu projeto @lelaeomundo. Poderão ganhar este material, pessoas que ajudem instituições de conservação ao bioma. Esta campanha será divulgada em breve pelas Redes Sociais do Biota-MS.

Programa Biota MS

Lançado em 13 de abril de 2012, o Programa Biota-MS tem como principal objetivo caracterizar a biodiversidade de Mato Grosso do Sul e dar suporte científico para a conservação e base econômica e sustentável dos biomas presentes no estado.

Dentre as ações do programa está a implantação e acompanhamento do Sistema de Gestão da Informação, projeto integrado entre as instituições atuantes em biodiversidade do estado. Espera-se que, com o programa, pesquisadores consigam sistematizar a coleta de modo a organizar e disseminar informações, a fim de efetivar a conservação das espécies, dar suporte técnico científico às novas pesquisas e garantir seu uso econômico sustentável.

Outros objetivos do Biota-MS são: dar suporte à tomada de decisão sobre projetos de desenvolvimento e políticas públicas, visando à promoção da sustentabilidade; fornecer subsídios para avaliar a efetividade dos esforços de conservação da biodiversidade no Estado; estimular e promover a formação e a capacitação de recursos humanos e técnico-científicos para atuar na conservação e uso da biodiversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *