29 de março de 2024 - 11:00

Profissionais da segurança pública com 41 anos ou mais podem se vacinar contra o Covid-19 neste sábado

Os profissionais da segurança pública que tem 41 anos completos ou mais, serão imunizados contra o Covid-19 neste sábado (3), quando terá início a vacinação da categoria em Campo Grande, conforme anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, esta semana.

Nesta primeira etapa, somente os servidores da ativa e com nomes nas listas encaminhadas pelas forças de segurança serão vacinados. Os aposentados seguirão os calendários de idade estabelecidos pelos órgãos de saúde.

A expectativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública é que sejam imunizados mais de 50% de todo o efetivo de Campo Grande da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Medidas Socioeducativas – que são os servidores que atuam nas Unidades Educacionais de Internação (UNEI), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), da sede da Sejusp e os agentes de trânsito do Detran. O percentual representa mais de 3,1 mil policiais e agentes.

O cadastro para a vacinação foi aberto nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para todos os servidores da segurança pública, independente da idade. A campanha de imunização inclui também servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e das Forças Armadas, que estão lotados em Campo Grande.

A expectativa da Sejusp é que já nas próximas semanas sejam vacinados os demais grupos de Campo Grande e a imunização seja estendida também para os policiais nos demais municípios de Mato Grosso do Sul. Somente das forças estaduais de segurança pública são mais de 12 mil servidores em todo o estado, mais de 6 mil somente em Campo Grande.

É preciso se cadastrar

Antes de se vacinar, os servidores ativos da segurança pública devem entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br e realizar o cadastro, que é rápido, fácil e intuitivo.

Ao acessar a página do Vacina Campo Grande no endereço vacina.campogrande.ms.gov.br, o servidor clica em “Primeiro acesso”, em seguida escolhe no perfil a opção “Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas”, clica em “Continuar” e será aberta uma tela com campos como CPF, CNS, data de nascimento, nome completo, nome da mãe, e-mail, celular, telefone, sexo, local de trabalho, endereço, comprovante de servidor na segurança pública e senha, que devem ser preenchidos pelo servidor.

Antes de clicar em “salvar”, o servidor precisa enviar cópia da carteira de identidade funcional que comprove ser servidor da segurança pública da ativa ou, se for o caso, cópia do Diário Oficial do Estado, em que conste a nomeação.

“Precisamos que todos os servidores da segurança lotados em Campo Grande, da ativa, independente de idade ou local de lotação, realizem o cadastro na página de vacina da Prefeitura, para facilitar e agilizar a imunização”, orienta o secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa.

Postos de Vacinação

Os locais onde os servidores serão vacinados estão sendo definidos pela Sesau e foram divulgados nessa sexta-feira. Possivelmente um deles seja a Cassems.

Joelma Belchior, Sejusp