plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 03:21

Profissionais da saúde serão protagonistas em documentário sobre a pandemia

A iniciativa surgiu com a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade do Campus de Três Lagoas e tem a parceria da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS (Agecom), que irá colaborar com a edição e divulgação do material na plataforma da TV UFMS e nos outros canais institucionais.

A ideia é contribuir com o enfrentamento da pandemia e conscientizar a sociedade sobre a criticidade do momento atual.

Para a coordenadora do projeto Priscila Balderrama, professora do curso de Medicina do Campus de Três Lagoas, é importante ouvir os profissionais que estão atuando na saúde pública neste momento. “O enfrentamento da Covid tem sido possível no Brasil por conta da existência de um sistema público, que é o SUS. Esse sistema é movido por um enorme contingente de trabalhadores que desempenham um papel que é imprescindível no enfrentamento da pandemia, daí a necessidade de dar voz a esses profissionais”, acredita.

Profissionais de saúde de todo o país estão sendo convidados a enviar vídeos de compartilhamentos de vivências e sentimentos sobre as dificuldades e potencialidades do sistema de saúde contra o coronavírus. Especialistas e autoridades sanitárias também serão entrevistados para compor o documentário.

Para Priscila, a iniciativa é uma forma de registro e compromisso da Universidade com a sociedade. “Estamos vivendo um período histórico, uma pandemia com inúmeras implicações que vão muito além das questões sanitárias. Documentar esse período por meios audiovisuais é um compromisso social da UFMS”, afirma.

A professora aponta ainda que entender a relevância e essencialidade do trabalho dos profissionais da saúde é de alto valor para a sociedade. “É primordial apresentar o dia a dia dos profissionais de saúde para a sociedade como um todo. A crise sanitária que se impõe nos incita a refletir fortemente sobre o papel do Estado na provisão de serviços inerentes à dignidade humana, em especial o direito à saúde”, explica.

A professora Rose Mara Pinheiro, diretora da Agecom, explica que a iniciativa vai ao encontro dos objetivos da comunicação de fortalecer e dar visibilidade para as várias ações desenvolvidas na Universidade. “O momento que estamos vivendo exige a somatória de esforços para o bem-comum e toda a equipe de comunicação está à disposição da comunidade universitária para auxiliar os projetos e ampliar o alcance das propostas”, disse.

Execução

O projeto será realizado durante todo o período de pandemia e depois os materiais serão selecionados e editados. A previsão é de que o produto final seja lançado até março de 2021.

Os profissionais de saúde que queiram contribuir podem enviar vídeos para o e-mail docpandemia.cptl@ufms.br .

A Plataforma

A UFMS recebe inscrições de ideias, ações e projetos para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19) até 30 de junho, por meio do Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj).

Podem submeter propostas servidores, estudantes e colaboradores de diversas áreas que estejam cadastrados nos programas de pós-graduação da UFMS e que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes.

O interessado deverá preencher um formulário e anexar um documento em pdf com informações como o nome do projeto, coordenador, unidade à qual o proponente está vinculado, a equipe de colaboradores, situação ou problema a ser enfrentado e os objetivos e ideia do projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetoscorona@ufms.br.

Texto: Talita Oliveira-UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *