Nesta quarta-feira (02), os professores da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, no bairro Rouxinóis, receberam o curso de formação “Comunicação não Violenta”. A ação faz parte de uma série de atividades externas à promoção da saúde mental dos servidores, com objetivo em auxiliar os professores a lidarem com situações atípicas em sala de aula.
A coordenadora pedagógica, Daniele Moreira ressalta a importância da preparação dos professores. “Temos observado que muitos professores estão “respondendo na lata” às situações e aos alunos, sem filtrar, sem analisar o contexto. Então, a escola solicitou ajuda a SED (Secretaria Estadual de Educação), que prontamente encaminhou uma equipe multidisciplinar para ajudar e direcionar os professores, com capacitações que abordam questões sócioemocionais, saúde mental e outras,” reforça Moreira.
A equipe é composta por uma Psicóloga e uma Assistente Social, acompanham grupos em 11 escolas da rede estadual de ensino em Campo Grande. A ação é realizada por meio da COPASE (Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional) e levam para as escolas o SEAPE (Serviço Especializado de Apoio ao Processo Educacional).
De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2019, 970 milhões de pessoas sofriam por algum transtorno mental, como ansiedade, depressão, também incluem perturbações no sono, mentais, incapacidade funcional e o risco de comportamento autolesivo.
Tudo isso pode afetar todas as áreas da vida, com dificuldaes na convivência familiar, amigos, social, trabalho, e pode diminuir a expectativa de vida em média de 10 a 20 anos, além de aumentar o risco de suicídio.
Os especialistas alertam para alguns hábitos simples podem fazer toda a diferença ao longo da vida, tais como: estabelecer metas alcançáveis nos projetos, não se cobrar tanto se algo não sair como planejado, se permitir errar, cuidados com a saúde física (praticar atividade física), manter os relacionamentos com os amigos, ter momentos de lazer e relaxamento, dormir bem, descanso, buscar auxílio por meio da fé com ajuda das religiões.
Créditos informações: OMS