FM 104,7 [ AO VIVO ]

21 de julho de 2024 - 00:41

Professoras do CEI Zedu participam de programa de capacitação na Irlanda

As Professoras Joyce Sena e Roberta Ortega, do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), foram vencedoras da etapa Regional da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Além de troféu e uma quantia em dinheiro, elas estão na Irlanda, participando do Programa de Capacitação apoiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Até 24 de maio, os premiados desfrutam de um roteiro acadêmico e cultural com o objetivo de conhecer o funcionamento do sistema educacional irlandês, com visitas às escolas, excursões culturais pelo país, participação em palestras sobre o sistema educacional e político irlandês, além de uma visita ao Mary Immaculate College (MIC), instituição vinculada à universidade de Limerick, reconhecida na área de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.

Professoras Roberta Ortega e Joyce Almeida do Cei Zedu.

Destaques na Etapa Regional 2017

Em 2017, na etapa Regional do Prêmio, a professora Joyce Almeida de Sena, do CEI Zedu, de Campo Grande, conquistou o primeiro lugar na categoria Educação Infantil: Creche com o relato sobre “A arte colorindo a educação infantil no CEI Zedu”. Na categoria Educação Infantil: Pré-Escola, a vencedora foi Roberta Ortega Matheus, também do CEI Zedu, com o trabalho “Para encontrar o azul eu uso pássaros”.

A professora Alessandra Aparecida Neves, da EE Presidente Tancredo Neves, de Dourados, foi campeã na categoria Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano, com o relato “Sem tristezas constantes, sem cortes, sem mortes precoces, entender para compreender-se”. E, na categoria Ensino Médio, Luana Barbiero Vieira, da EE Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados, levou o primeiro lugar com o “Projeto Interdisciplinar Caminhos da Energia”.

Inscrições 2018

Visita ao Mary Immaculate College (MIC).

Vai até 28 de maio o prazo para inscrições na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Para se inscrever, o professor precisa acessar a página do Prêmio e enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus estudantes. O material será avaliado e pode ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional. Com a experiência, além de concorrer, o professor desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, aprimorando assim o processo de aprendizagem.

Emilia Sbrocco Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)