18 de abril de 2024 - 20:05

Professora da UERJ abre Congresso de Estudos Linguísticos e Literários

Professora Heloísa Toller Gomes durante evento na UEMS, em Dourados

A Professora Doutora Heloísa Toller Gomes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), fez a palestra de abertura do VII Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários em Mato Grosso do Sul (CNELLMS).

O evento, que começou nesta quarta-feira (8) e vai até a sexta-feira (10), é realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados. A mediadora da palestra foi a Professora Doutora Zélia Nolasco dos Santos Freire, que é coordenadora do evento.

O CNELLMS acontece junto com o VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Letras (EPGL) e com o V Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação de Letras (EPPGL). Os eventos visam incentivar a pesquisa em diferentes subáreas e divulgar os cursos de Letras da UEMS por meio da aproximação das comunidades acadêmicas e de professores com a comunidade em geral.

Toller tem mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Letras. Fez pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC-UFRJ). Tem diversas publicações no Brasil e no exterior, atua principalmente nos estudos literários e culturais comparativos, abordando questões de alteridade, colonialismo, pós-colonialismo, comparatismo, exclusão socioeconômica e etnia.

Com o tema “No mato sem fim da fazenda: (Des) recalque, filiação e imaginário na cartografia pós-colonial”, a professora falou sobre as marcas e a herança da colonização europeia para o Brasil.

O Vice-reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, agradeceu ao curso de Letras e aos demais cursos da área de Educação pela importante contribuição à UEMS. “A Universidade e a comunidade acadêmica ganham muito com eventos importantes como estes”, afirmou.

Professores do Ensino Fundamental e Médio, alunos de Graduação e de Pós-Graduação, professores e pesquisadores de Linguística, Literatura e Línguas participam dos eventos.

A programação conta com palestras, mesas redondas, minicursos e comunicações coordenadas nas áreas de Estudos de Linguagens, Literaturas e Línguas Estrangeiras (Espanhol e Inglês).

Confira aqui a programação do VII CNELLMS, do VIII EPGL e do V EPPGL. A realização é da UEMS, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (Sectei).