23 de abril de 2024 - 09:28

Proerd é oportunidade de recomeço para adolescentes que viram família se desfazer com as drogas

Foto: Jabuty

“Meu pai era usuário de maconha, e por causa dela cometeu outros delitos. Hoje eu não tenho mais ele comigo e não tive a oportunidade de dizer o quanto era importante para mim. Por isso eu já decidi que não quero as drogas na minha vida”, escreveu a aluna do 7º ano da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, participante do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A redação da adolescente foi escolhida pelos colegas de classe para descrever o que o programa, dirigido pela Policia Militar de MS, representa para eles. O texto foi lido durante a formatura de 217 alunos na noite desta quarta-feira (5), na cidade de Bonito.

No município, o Proerd é ministrado pelos policiais militares Soldado PM Fábio e Soldado PM Chaparro nas turmas do 5º e 7º ano das escolas estaduais. Ao todo seis turmas se formaram, sendo quatro do Escola Falcão (5º ano A e B – 7º ano A e B) e duas da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (7º ano A e B).

Durante as aulas, os alunos debatem questões sociais e psicológicas da exposição as drogas e ponderam pontos importantes, como o que fazer quando algum colega te oferecer droga, como dizer não, a quem ou com quem falar, como acionar a Polícia ou a coordenação da escola ao ter conhecimento do uso ou comercio de drogas no ambiente escolar, entre outros.

Prefeito, secretários e representantes do magistrado participaram da cerimônia (Foto: Jabuty)

“Eles aprendem a tomar decisões saudáveis, porque passam a entender que toda atitude tem uma consequência, e ser boa ou ruim só vai depender deles”, afirmou o soldado Chaparro, complementando que as drogas ‘são um câncer da sociedade’ que atinge todas as classes sociais e são a ‘porta de entrada’ para outros delitos.

Já o soldado Fábio destacou que “o alunos Proerd não é um aluno comum. É um aluno que está apto para ser um multiplicador de ideias”.

O Proerd foi implantado em Bonito em 2016, e embora tenha apoio da Secretaria Municipal de Educação, ainda não é ministrado nas escolas públicas do município.

O governador Reinaldo Azambuja também destacou o trabalho preventivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Mato Grosso do Sul, durante solenidade de abertura da 19ª Semana Nacional Antidrogas, da 2ª Semana Estadual Antidrogas e da Semana Comemorativa dos 20 anos do Proerd, no mês passado, reforçando a necessidade de uma ação mais efetiva e integrada do aparato policial de Mato Grosso do Sul com as forças federais para reprimir e combater o contrabando de drogas.

Foto: Jabuty

Em MS o programa é coordenado pela Polícia Militar, com participação da Secretaria  de Estado de Educação (SED) e setores da sociedade organizada.

Além dos programas e ações de conscientização e prevenção ao uso de substâncias ilícitas desenvolvidas pelas áreas do governo, em especial a Segurança, Saúde, Educação e Assistência Social, o Estado tem promovido com toda a sua estrutura o combate incessante ao tráfico de drogas. As apreensões recordes de drogas, que já somaram mais de 300 toneladas em um ano, são um exemplo dessa preocupação.