28 de março de 2024 - 12:56

Produtor terá R$ 1 bi em ofertas de crédito durante a Expoagro Digital de Dourados

Feira de Negócios terá revendas de maquinários, equipamentos e produtos agrícolas, além de instituições financeiras com ofertas de crédito

Parque de Exposições João Humberto de Carvalho

A Expoagro Digital de Dourados contará com uma Feira de Negócios no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, com ofertas de crédito por instituições financeiras durante os quatro dias da versão online da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul. O evento presencial ainda contará com exposições de revendas de maquinários, equipamentos e produtos agrícolas. Já as palestras e live shows serão online.

A feira presencial acontece no mesmo período das atividades online, de 14 a 17 de setembro, mas durante o dia, das 8h às 17h no Parque de Exposições, respeitando as normas de biossegurança nos estandes. O objetivo é ter um espaço para o produtor rural ter acesso a condições especiais durante a feira.
“Quando recebemos a proposta de fazer a Expoagro Digital, não tínhamos a pretensão de fazer presencial devido aos protocolos de biossegurança. Mas, com a flexibilização a partir das tomadas de decisões do governo municipal e Estadual, e o avanço da vacinação, hoje nós temos a possibilidade de ter a presença de máquinas agrícolas no Parque. Então, vamos fazer o evento de forma híbrida com palestras e live shows online, e no Parque as empresas patrocinadoras e agentes financeiros com linhas de crédito e financiamento”, afirma Ângelo Ximenes, presidente do Sindicato Rural de Dourados.

A expectativa da organização é de pelo menos R$ 1 bilhão em ofertas de crédito para financiamento por parte de instituições financeiras. “O Banco do Brasil colocou um volume recorde nesse ano safra de R$ 135 bilhões para esse novo ano safra. Semana passada houve um novo aporte de mais R$ 10,7 bilhões voltados para as linhas de investimentos de lavouras que tiveram intempéries climáticas. E aqui no Mato Grosso do Sul o meu objetivo é superar entre 10% a 12% do share desta participação destinada ao banco como um todo”, afirma Superintendente do BB em MS, Marcel Figueiredo.

O Banco do Brasil é uma das instituições participantes e terá agentes no Parque de Exposições para oferta de crédito com as linhas do FCO Rural, Investe Agro, Moderfrota, ABC, Pronaf Mais Alimentos, ModerAgro e Inovagro. Além disso, traz como novidade o maior Plano Safra da história. Parceira da Feira de Negócios, a Sicredi Centro-Sul MS também participa com agentes no Parque de Exposições durante a feira à disposição do produtor. As linhas de crédito
disponíveis são para financiamento de veículos, energia solar, crédito consignado, para construção e reforma, máquinas e equipamentos, aquisição de insumos, custeio, investimento agropecuário, CPR (Cédula de Produto Rural) e comercialização.

De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, a Expoagro Digital fortalece um dos principais segmentos econômicos do estado, que é o agronegócio, e o Sicredi é um grande parceiro dos produtores rurais, disponibilizando soluções financeiras para o dia a dia do campo e da cidade. “O agronegócio se mantém forte e impulsionando o desenvolvimento de Mato Groso do Sul. Nossa Cooperativa, como incentivadora tanto do desenvolvimento econômico quanto do agronegócio busca estar próximo dos associados e ajudá-los a prosperar nos seus negócios. Participar da Expoagro Digital é fundamental para contribuir com o crescimento dos nossos associados e da nossa região”, afirma o presidente.

EXPOAGRO DIGITAL
Além da Feira de Negócios, a Expoagro Digital contará com palestras e mesas redondas online nos quatro dias de feira a partir das 18h, no canal do Sindicato Rural de Dourados-MS no YouTube. Entre os temas em debate estarão os desafios do campo, novas tecnologias e insegurança jurídica. Durante a feira ainda haverá ações sociais e culturais, como Concurso de Redação para estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino, além de live shows com Loubet, Chicão Castro, Patrícia & Adriana e Brenno Reis & Marco Viola.

Para acompanhar toda a programação e as principais novidades sobre a feira, acesse www.sindicatoruraldedourados.com.br/expoagro. A versão online da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul, é um evento do Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura de Dourados, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Asumas, Senar/MS, OCB/MS, Unigran, Agricase, Atumus, Banco do Brasil, Matra Tratores, Rural Center, São Bento Incorporadora, Sicredi, West Fertilizantes, Comid, Impact Fendt, NK Sementes e Semen Barra.