Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que a produção agropecuária nacional apresentou, de 1975 a 2020, um aumento de cerca de 400% nesse indicador para a agricultura no país. O texto foi elaborado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP).
De acordo com os autores, o crescimento médio da PFT (produtividade total dos fatores) nesse período foi de 3,3% ao ano. O resultado aponta ainda que a produção é intensiva em ciência e tecnologia e cada vez menos intensiva em fatores tradicionais, como o aumento da área plantada.
No comparativo internacional, o Brasil apresentou um crescimento da PTF superior à média mundial, ficando entre os países que mais cresceram da década de 1970 em diante e passou a liderar a produtividade mundial a partir dos anos 2000, com taxas superiores aos principais produtores mundiais, como Estados Unidos, China, Argentina, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Chile, dentre outros. Entre 2000 e 2019, enquanto a PTF brasileira cresceu cerca de 3,2% ao ano, o mesmo indicador mundial ficou em torno de 1,7%.
Conheça mais detalhes desse estudo na reportagem especial de Maristela Cantadori ao MS no Rádio: