Procura pela vacina entre os jovens fica abaixo da expectativa em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande está convocando os jovens para a vacinação contra a covid, depois de constatar baixa procura nos postos de imunização. A convocação está sendo feita pelas redes sociais. Em uma das postagens, a prefeitura relembrou o início da carreira do cantor sertanejo Luan Santana, para abordar a vacinação dos jovens com 25 anos ou mais.

A brincadeira com a imagem do cantor, enfatizou a época em que Luan Santana ia às escolas municipais de Campo Grande, no início de carreira, para fazer apresentações às crianças, entre 1996 e 1997. Também foi usado um trecho do filme “Rei Leão” para falar sobre a importância da imunização, “sommeliers de vacina” e a eficácia garantida de todos os imunobiológicos disponíveis na capital.

Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde do Município, reforça a importância da vacinação. Ela lembra que a segunda dose está sendo antecipada. Para agilizar o processo de imunização, a prefeitura pede para que as pessoas que forem se imunizar com a primeira dose façam um cadastro prévio no site da prefeitura.

Confira as informações com a repórter Maristela Cantadoria

• Campo Grande tem 4.635 pessoas que escaparam da 2ª dose e deixaram de completar o ciclo vacinal. Entre quem está com a dose de reforço atrasada, quase 80% correspondem a pessoas que tomaram a vacina Coronavac, que tem um intervalo de aplicação de 28 dias. Essas pessoas deveriam ter tomado a segunda dose da vacina entre os meses de fevereiro e junho, mas ainda não compareceram. Além disso, 937 pessoas que tomaram a Astrazeneca deixaram de comparecer aos pontos de vacinação para a dose de reforço.  Por outro lado, ninguém que tomou a vacina da Pfizer atrasou a segunda dose.  As pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço representam 1,3% do quantitativo de pessoas já vacinadas com as duas doses ou dose única em Campo Grande.