Levantamento nacional realizado pelo projeto “Em Um Piscar de Olhos” revelou que 2 entre 10 crianças de escolas públicas, com idades entre 6 meses e 15 anos, possuem algum tipo de problema de visão.
Ao todo, das 110 mil crianças avaliadas clinicamente, 21 mil apresentavam dificuldades para enxergar, sendo que 18 mil nào possuíam a correção por óculos.
Entre os principais fatores esta a miopia, que dificulta a visão de paisagens e objetos em longa distância. Entre eles a lousa escolar, o que impacta diretamente no desenvolvimento didático.
E as telas de TVs e celulares tem influência em alguns dos distúrbios de visão. Pouca luz, imagens pequenas e confinamento em ambientes fechados estão associados a casos de miopia, de acordo com especialistas.
Por isso é importantes ficar atento aos sinais das crianças. No caso da miopia é a dificuldade para enxergar de longe. Aproximar-se muito, coçar e espremer os olhos são indicativos.
Outros sinais para doenças oftalmológicas que são importantes são o desenvolvimento de estrabismo ou desvio ocular, olhos vermelhos. A orientação é levar a criança rapidamente ao oftalmologista.
Saiba mais sobre problemas de visão em crianças na reportagem de Leonardo Paraná ao Jornal da Educativa: