28 de março de 2024 - 16:56

Primeiros veículos da história das coordenadorias regionais de Educação são entregues pelo governador

O Governo de Mato Grosso do Sul concretizou nesta terça-feira (25) mais um plano de investimentos na área da Educação. Para melhorar o trabalho realizado pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) com as escolas estaduais de todo o Estado, 12 veículos oficiais foram entregues aos servidores da SED (Secretaria de Estado de Educação).

Esta é a primeira vez na história que as CREs recebem veículos do Governo do Estado. As coordenadorias sempre existiram no papel, mas só passaram a funcionar a partir de 2015, ano de início da primeira gestão do governador Reinaldo Azambuja.

Veículos estão devidamente adesivados para serem usados no trabalho das CREs

“2022 é um ano de materialização dos nossos sonhos, do MS Alfabetiza, do novo ensino médio, do novo currículo e das Regionais equipadas. O que seria, governador, das escolas, na pandemia, durante dois anos, se não fossem as Regionais? Nós não podíamos sair daqui (Campo Grande), mas as Regionais monitoraram e acompanharam todas as escolas. E esses anos todos, (os coordenadores) foram com os carros deles, apesar do repasse do combustível. Agora, eles têm os carros oficiais”, discursou a secretária da SED, Cecilia da Motta, na cerimônia de entrega dos automóveis, realizada no pátio da Secretaria.

Com adesivos de identificação, os 12 veículos foram entregues para as coordenadorias de Aquidauana (CRE-1), Campo Grande – Metropolitana (CRE-2), Corumbá (CRE-3), Coxim (CRE-4), Dourados (CRE-5), Campo Grande – SED (CRE-6), Jardim (CRE-7), Naviraí (CRE-8), Nova Andradina (CRE-9), Paranaíba (CRE-10), Ponta Porã (CRE-11) e Três Lagoas (CRE-12). O investimento total foi de R$ 1.065.114,00.

“Nesses sete anos de Governo, construímos uma grande parceria com as 79 cidades. E na Educação, as coordenadorias regionais são uma inovação, pois aproximam um pouco mais as escolas. Nesse tempo, também mexemos nos prédios, nos laboratórios e na estrutura das escolas tempo integral, já que vamos ter 60% da rede integral até o final de 2022. Educação é o todo. Estamos fortalecendo nossa política educacional em Mato Grosso do Sul“, falou o governador.

Reinaldo do Azambuja ainda destacou os investimentos na frota do Estado, em todas as áreas. “Só no ano de 2021, nós entregamos 723 veículos, isso dá dois veículos por dia, entregues para vários setores do Governo. Agora, iniciamos o ano com esses veículos da SED, daqui uns dias vamos estar na segurança pública com mais de 300 viaturas e depois vamos voltar para cá entregar mais ônibus escolares para os municípios. Isso melhora as estruturas”, completou o governador.

Entrega foi realizada no pátio da SED

Qualidade na educação

Professora Cidinha, da CRE-10 (Paranaíba)

Chefe da CRE-10 (Paranaíba) desde a instalação em 2016, a professora Maria Aparecida Eufrásia da Silva, conhecida como professora Cidinha, falou da importância dos veículos para o trabalho realizado nas escolas, como visitas técnicas para orientações e atendimento às questões da rotina escolar.

“As coordenadorias trouxeram para nós uma aproximação com as escolas nas diversas regiões do Estado. Com a entrega desses veículos, poderemos trabalhar mais juntos das escolas, cumprindo o objetivo e a política da SED de dar qualidade para a educação pública de Mato Grosso do Sul”, explicou.

A CRE-10 atua em seis munícipios, com 16 escolas e um centro de educação profissional.

Mais veículos

Também foram entregues nesta segunda-feira (25) pelo governador Reinaldo Azambuja e pela secretária Cecilia Motta cinco veículos Renault Duster Oroch para a SED, em um investimento de R$ 584 mil. Somando os investimentos, os 12 carros das CREs mais os 5 automóveis da SED custaram R$ 1,6 milhão.

Ainda prestigiaram a cerimônia de entregas os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Édio Resende (adjunto da Educaçã0), além do deputado estadual Paulo Duarte.

Coordenadores agora vão usar veículos oficiais e não mais os carros particulares

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro