29 de março de 2024 - 07:35

Primeiro trimestre deste ano foi altamente favorável para os trabalhadores do Estado

Estatísticas realizadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) indicam que os serviços executados pelas unidades de atendimento do SINE (sob a responsabilidade da Fundação) apresentaram crescimento, no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018.

Conforme a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (IMO), os serviços que tiveram crescimento significativo referem-se ao atendimento, inscritos, encaminhados, vagas oferecidas e seguro- desemprego, dentro da dinâmica do mercado de emprego formal no país e em consequência do desenvolvimento econômico no Estado do Mato Grosso do Sul.

Ressalta-se que com o crescimento da população há maior elevação da pressão sobre o mercado de trabalho e com a entrada de novos trabalhadores à procura de emprego, aumenta a quantidade de pessoas na força de trabalho, ocasionando uma expansão no número de trabalhadores que são atendidos, inscritos e encaminhados às vagas de emprego e serviços da Funtrab. O aumento da busca pelos serviços se dá também pelo número expressivo de emissão de Carteiras de Trabalho, sendo no primeiro trimestre de 2018, 747 CTPS e 2.246 CTPS no primeiro trimestre deste ano.

Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (IMO)

Apesar do número de colocados sofrer uma redução no primeiro trimestre de 2019, esse comportamento também é decorrente da dinâmica do mercado de trabalho. Com o aumento do número de trabalhadores disponíveis, as empresas tornam-se mais exigentes em relação ao perfil do profissional, o que dificulta a colocação e aumenta a reprovação nos processos seletivos. Portanto, com o aumento de pessoas na força de trabalho, ocorre uma maior rotatividade da mão de obra o que reflete no aumento de entradas do seguro-desemprego.

Nos números apresentados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em MS nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a expectativa é de um aumento na quantidade dos serviços prestados pelas unidades do SINE nos próximos meses.

Cláudia Yuri – Fundação do Trabalho de MS.

Foto: Divulgação.