16 de abril de 2024 - 02:48

Primeira turma de Medicina de Três Lagoas tem colação de grau antecipada

Em meio à pandemia da Covid-19 e seguindo todas as precauções necessárias, como uso de máscaras, distanciamento entre pessoas e número de participantes reduzidos a primeira turma de Medicina do Campus de Três Lagoas, com 36 formandos, colou grau nesta quinta-feira, 30/04. Participaram remotamente da solenidade o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Celeste Brandão e demais autoridades institucionais, conectados pela plataforma “Google Meet”, bem como familiares e amigos dos formandos, que acompanharam o evento por meio das redes sociais da UFMS.

O diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Jesus Macedo, falou da função social cumprida pela Universidade, que enviou para o mercado de trabalho profissionais capazes de ajudar e fazer a diferença no combate à Covid-19, que tanto preocupa todos. “Agradecemos aos professores que formaram esses acadêmicos. Ressalto aqui O quanto a função dos profissionais de saúde hoje é de fundamental importância. Todos nós estamos necessitando e confiando nesses profissionais” disse o diretor.

Para o coordenador do curso de Medicina, Carlos Eduardo Macedo, o dia de ontem foi a celebração da conquista de todos, a primeira turma de Medicina representa os anos de luta que todos passaram para que o curso se efetivasse. “Estamos em um momento bastante particular do país e do mundo, estamos vivendo um momento de pandemia, quando as pessoas estão buscando esperança e hoje a UFMS de Três Lagoas vem trazer de certa forma esperança, médicos capacitados e humanos para poder ajudar na luta contra essa pandemia” ressaltou.

A iniciativa da UFMS de fazer a colação de grau on-line e antecipada permitiu que acadêmicos, como Sarah Campos, entrassem no mercado de trabalho e auxiliassem nesse contexto de crise que se instalou. Na opinião da formanda foi uma colação diferente, que mesmo prezando pelo distanciamento, conseguiu aproximar todos. “Essa colação de grau foi uma iniciativa da Universidade em ajudar a gente a abreviar esse curso, ajudaram e agilizaram com toda a documentação. Foi muito positivo poder contar com a Universidade para agilizar e ajudar a gente, para que possamos ajudar todo mundo”.

Colação de Grau de Enfermagem

Na tarde de quinta-feira, dia 30 de abril de 2020, o acadêmico de Enfermagem Luiz Daniel Teno Toledo também colou grau, antecipadamente, no gabinete da direção no Campus de Três Lagoas. Em respeito às medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus, a cerimônia foi realizada por meio de videoconferência e com número limitado de participantes.

Estavam conectados o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo e o pró-reitor de graduação, Ruy Alberto Caetano. Na cidade de Três Lagoas, estavam presentes o diretor do campus, Osmar Jesus Macedo,  Larissa da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem, o secretário acadêmico, Daniel Linhares e o formando.

O ato prévio foi autorizado pela portaria nº 374/2020, do dia 3 de abril, que permitiu a antecipação dos cursos Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, neste período emergencial, desde que cumpram o requisito estabelecido, terem cumprido  75% da carga, referente à grade curricular obrigatória do curso.

Texto e Fotos: Evelyn Souza (estagiária da Agecom no CPTL)