plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 13:56

Primeira-dama destaca importância da prevenção e reforça combate ao Aedes Aegypti

Um movimento diferente chamou a atenção em frente ao ônibus do hospital do Câncer de Barretos na 8ª edição da Caravana da Saúde em Jardim, que ocorreu neste sábado (20). Uma grande quantidade de mulheres procurava informações sobre a transmissão do zika vírus junto aos médicos que estavam realizando as consultas ginecológicas e mamografias.

Para a primeira-dama, Fátima Azambuja, o assunto é de extrema relevância, no momento em que o País atravessa uma proliferação da doença. “Essa é uma oportunidade que elas tem de colocar os exames em dia e também tirar suas dúvidas com os médicos. A epidemia de dengue, zika e chikungunya está deixando muita gente apreensiva. É preciso combater o mosquito e nos mantermos atentas às formas de prevenção quanto a transmissão do zika vírus. Saúde em primeiro lugar”, declarou.

A funcionária pública Regina Aparecida Oliveira, 45 anos, aguardava para fazer a mamografia enquanto recebia as informações da equipe da Secretaria Estadual de Saúde sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypty e a importância do combate ao mosquito. “Estou muito feliz por conseguir fazer a mamografia. Já estou na idade e na rede pública municipal não temos o aparelho. Graças ao governo eu consegui. De quebra ainda estou tirando minhas dúvidas sobre a transmissão do zika: uns falam que pela saliva e pela urina transmite, mas a gente mesmo não tem certeza. Então está sendo muito bom”, declarou.

Dona Patrícia Ramona Escobar, 60 anos, estava assustada com a capacidade de proliferaçaõ das doenças transmitidas pelo aedes aegypty. “Eu moro no sítio, lá em Caracol. Aqui é a oportunidade que eu tenho de realizar esses exames que não tem acesso fácil na nossa região. Além disso, acho importante esse trabalho de esclarecer sobre as doenças até para a gente poder se prevenir. O governo está de parabéns. Até que enfim alguém que olhou pela saúde do povo”, frisou.

A Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, relatou que, dentro do trabalho de conscientização sobre os direitos em relação a violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha, tem acompanhado os atendimentos médicos.

“Esse trabalho dá conhecimento sobre o direito que elas tem de ter saúde. Hoje mesmo conversei com uma senhora de 60 anos que iria fazer seu primeiro preventivo da vida. Nós também percebemos a procura por informações sobre a transmissão do zika vírus. É preciso colocar que de novo recai sobre a mulher a responsabilidade, mas que os homens também precisam ser conscientizados a usar camisinha com suas parceiras. Enfim, a Caravana é um espaço aberto ao debate de todos os temas. Precisamos informar nossa população”, finalizou.

A transmissão do zika vírus se tornou polêmica, após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz ) revelar na véspera de Carnaval, ter detectado a presença de zika vírus ativo, ou seja, com potencial de infecção, na saliva e urina. A transmissão, no entanto, ainda não foi confirmada. A evidência é inédita e foi baseada na análise de amostras de dois pacientes com sintomas compatíveis com a doença.

Texto: Diana Gaúna

Foto: Chico Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *