Campo Grande sedia nos dias 3 e 4 de outubro o 1º Congresso dos Municípios da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) com o tema Municipalismo, Governança e Inovação na Gestão Pública. Para falar deste assunto o programa Rádio Livre da FM 104 entrevistou, na manhã esta terça-feira (26), o prefeito de Nioaque e presidente da Associação, Valdir Couto de Souza Junior.
“Esse é o nosso primeiro congresso e não é só para prefeitos e prefeitas, é para os vice -prefeitos, secretários, vereadores. A Assomasul é dos municípios”, lembrou. De acordo com ele, a intenção de se realizar o evento é fazer com que todos venham a Capital e que possam conversar e fazer uma troca de experiência. “Nos últimos anos temos falado muito sobre o municipalismo, chegou a hora de mostrar a nossa força”, pontuou.
Valdir lembrou a luta constante e antiga que é o pacto federativo, cuja a menor parcela do bolo tributário fica para os municípios. No mesmo dia do Congresso os prefeitos de todo país estarão em Brasília para uma grande mobilização. “Já conversamos com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios e vamos manter o congresso e fazer aqui a nossa mobilização. Estaremos reunidos com os prefeitos, secretários, vereadores e vamos fazer nossas reivindicações”, explicou.
O Congresso será no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, com entrada gratuita. Todas as pessoas interessadas em se inteirar das gestões municipais, acadêmicos, estudantes, podem participar do evento, que terá a presença do governador Eduardo Riedel no primeiro painel apresentado, com o tema ‘O Novo Municipalismo’, comentou.
Ainda na ocasião do evento, haverá a formatura de 30 prefeitos e 80 servidores no curso de Gestão Pública, em parceria com a faculdade Isted.
Mais informações sobre a entrevista desta terça-feira estão à disposição no canal da Rede E do Youtube. O programa Rádio Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira pela Rádio Educativa 104,7 com a apresentação de Bernardo Quartin e Vivianne Nunes.