plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 16:14

Presença de municípios do Estado no “top 100” do agronegócio é tema do Panorama MS

Programa da TVE Cultura MS avalia nesta terça-feira presença de 14 cidades na lista das principais produtoras agropecuárias do país
Plantio de soja em MS; Estado emplacou 14 cidades entre aquelas com os maiores valores de produção agropecuária do Brasil. (Foto: João Carlos Castro/Sistema Famasul)
Plantio de soja em MS; Estado emplacou 14 cidades entre aquelas com os maiores valores de produção agropecuária do Brasil. (Foto: João Carlos Castro/Sistema Famasul)

Levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirma Mato Grosso do Sul como um dos principais polos do agronegócio brasileiro. A pesquisa PAM (Produção do Agronegócio Municipal) incluiu 14 municípios do Estado entre os 100 de maior produção agrícola do Brasil. O resultado, assim como seu significado, serão debatidos no Panorama MS desta terça-feira (17).

A lista de municípios sul-mato-grossenses é puxada por Maracaju, que aparece na 12ª posição nacional, com um valor de produção de R$ 1,8 bilhão (valor calculado a partir do preço da produção livre do frete e impostos, multiplicado pelo total produzido). A título de comparação, a líder do ranking, São Desidério (BA), teve valor de produção de R$ 3,6 bilhões.

Também figuram na relação os municípios de Sidrolândia (20º lugar), Ponta Porã (21º), Rio Brilhante (22º), Dourados (24º), Costa Rica (33º), São Gabriel do Oeste (54º), Chapadão do Sul (56º), Caarapó (67º), Laguna Carapã (71º), Aral Moreira (74º), Naviraí (77º), Nova Alvorada do Sul (80º) e Itaporã (96º).

Para discutir mais sobre o tema, o Panorama MS recebe nos estúdios da TVE Cultura MS Tamires de Souza, analista técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), e o superintendente de Ciência, Produção e Agricultura Familiar da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta.

Você pode participar ao vivo do Panorama MS enviando suas dúvidas e comentários pelo WhatsApp (67) 99106-0300.

Apresentado nesta terça-feira por Elza Recalde e Carlos Filho, o Panorama MS tem produção de Yara Martins, Elza Recalde e Heloisa Mandetta (diretora de Redação do Jornalismo da TVE Cultura MS), e edição e direção de Nadjanara Morbeck. O programa debate, diariamente, temas de relevância para a população do Estado e do Brasil. O programa vai ao ar ao vivo, a partir das 10h, na TVE Cultura MS e também no Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *