28 de março de 2024 - 10:50

Prêmio Petrobras de Jornalismo tem inscrições abertas até 26 de janeiro

O Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015 vai contemplar as melhores reportagens regionais, nacionais e a melhor internacional nas áreas de Petróleo, Gás e Energia; Responsabilidade Socioambiental; Esporte e Cultura, além de Fotojornalismo. A grande novidade da edição 2015 é a categoria Especial – Transparência e Governança Corporativa. O objetivo é premiar as melhores matérias que abordem o processo de governança de empresas ou entidades para a obtenção de maior transparência e melhoria da gestão. A criação desta categoria estimula a produção de conhecimento e disseminação de informações sobre o tema. Será um único trabalho premiado, seja nacional ou regional, independentemente do veículo (jornal/revista, televisão, rádio ou portal de notícias na internet), com o valor de R$ 18.250,00*.

Todas as inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico do prêmio http://www.premiopetrobras.com.br. Elas começaram no dia 26 de outubro e estão abertas até 26 de janeiro de 2016. Os trabalhos vencedores e seus respectivos autores serão conhecidos no primeiro semestre de 2016, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Podem concorrer matérias publicadas entre 10 de abril de 2014 e 9 de julho de 2015. Serão premiadas as melhores reportagens regionais e nacionais nas mídias: jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias na internet, além da melhor fotografia nacional e da melhor regional sobre qualquer um dos temas. Na categoria Internacional será escolhida a melhor reportagem sobre o Brasil, de autoria de correspondente de veículo estrangeiro radicado no país, em um dos temas do prêmio (Petróleo, Gás e Energia; Responsabilidade Socioambiental; Esporte; Cultura ou Transparência e Governança Corporativa). A categoria Internacional contemplará trabalhos em jornal/revista, televisão, rádio ou portal de notícias na internet. Todas as matérias inscritas concorrem ainda ao Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, com premiação de R$ 31.800,00.

Premiações

Cada um dos ganhadores da categoria nacional em jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias na internet para os temas Petróleo, Gás e Energia; Responsabilidade Socioambiental; Esporte e Cultura e o autor da melhor foto nacional vão receber R$ 18.250,00*.

Os vencedores da categoria regional em um dos veículos e em cada um dos temas – e o autor da melhor foto regional – ganharão R$ 7.600,00*. A divisão por regiões do país segue a divisão adotada pela Petrobras para suas regionais de Comunicação:

– Regional Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais);

– Regional Nordeste (Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão);

– Regional São Paulo e Sul (interior do Estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul);

– Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo (interior do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo).

*Valores brutos