17 de abril de 2024 - 20:56

Prefeitura de Bonito amplia toque de recolher até às 6 horas para combater coronavírus

Decreto entra em vigor nesta segunda-feira (23) e proíbe circulação de pessoas entre às 20h e as 6 horas no município

Foi oficialmente publicado nesta segunda-feira (23) decreto que restringe a circulação de pessoas no município de Bonito, considerado a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, entre as 20h e as 6 horas da manhã. O toque de recolher é uma alternativa ao combate contra o coronavírus e vem sendo adotado em diversas cidade do Estado, incluindo a Capital, Campo Grande, desde o último sábado (21).

O decreto, assinado pelo prefeito de Bonito, Odilson Soares (PSDB) e publicado nesta segunda-feira em Diário Oficial, amplia o período do toque de recolher, que havia sido anunciado inicialmente até às 4 horas. A medida inclui ainda a suspensão temporária de alvarás de localização e funcionamento de hotéis, pousadas e demais meios de hospedagens cadastrados, assim como atrativos turísticos, agências e operadoras de turismo, bares e restaurantes e qualquer atividade com potencial de aglomeração de pessoas.

A suspensão não se aplica a mercados, farmácias, fornecedores de água e gás, conveniências, postos de combustíveis, laboratórios, clinicas, hospitais e demais setores da saúde. Os demais estabelecimentos, ficam autorizados, caso tenham estrutura e logística, a efetuar entrega em domicilio ou retirada de produtos fora do estabelecimento, seguindo as recomendações de prevenção ao contágio, até ás 20 horas.

Bancos e lotéricas devem seguir as recomendações das autoridades monetárias do País, assim como instituições e autarquias subordinadas ao Governo Federal.

Também fica proibida a entrada de ônibus, microônibus ou vans de fretamento/transporte  de turistas no município. Veículos de transporte de cargas e mercadorias poderão circular, desde que atendam as recomendações de higiene. Os embarques e desembarques na rodoviária local também ficaram restritos e deveram ser escalonados.

A Prefeitura orientou ainda, que empresas concessionárias de água, energia, internet, telefone e demais serviços essências nos município, não façam a suspensão ou corte pelo prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado.

Confira o decreto na íntegra:

Decreto nº 067-2020

Comitê de enfrentamento ao coronavírus:

O município de Bonito também instituiu um comitê de enfrentamento ao coronavírus, composto por representantes de diversos setores, que devem auxiliar no monitoramento e controle da doença. Compõe o comitê: a secretária de Saúde, Lívia Maria Silva de Oliveira; os membros do Conselho Municipal de Saúde, Jaqueline de Andrade e Maria do Carmo; a coordenadora da Vigilância Sanitária, Mariana Bernardes; a coordenadora de Endemias, Rosa Aparecida Aivi; o chefe do setor de Epidemiologia, João Antonio Leal; a coordenadora de Estratégia da Família, Marcia Lopes; o dentista Joel Silverio, o médico Dr. André de Almeida; a presidente do Hospital Darci João Bigaton, Sinomara Parede; a enfermeira padrão, Paula Cristina Mestou; a secretária de Governo, Terezinha Della Pacce; o comandante da Guarda Municipal, Fernando Reverdito; a defensora pública, Tais Roque; o procurador municipal, Edilson Junior; o assessor jurídico Marcos Piva; o secretário de Defesa Civil e Meio Ambiente, Edmundo Dineli; o promotor de Justiça Dr. Alexandre Estuqui e médico Dr. Gustavo Ilzar.

Decreto nº 068-2020