plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 22:24

Prédio da TVE recebe visita de alunos de Arquitetura de Dourados em aula sobre ‘forma e função’

Considerado um ícone da arquitetura sul-mato-grossense, sendo inclusive roteiro dos passeios turísticos da Capital, com a maior torre de alvenaria já construída na América Latina, o prédio da TVE recebeu neste final de semana, a visita dos alunos dos 2º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unigram Dourados.

Acompanhados pelo professor e arquiteto especialista em Cultura e Criação, Magno Missirian, o grupo, de 41 alunos, visitou as instalações do prédio e debateu sobre elementos que agregam valores culturais e arquitetônicos ao local.

Segundo o professor, além da referência histórica, o prédio é também um exemplo de adaptação de ambientes. “Pelo que sabemos o local foi construído para ser um ginásio de esportes e depois foi ajustado para abrigar as emissoras de rádio e tevê. E isso por si, já é uma aula e tanto de arquitetura. Eles puderam analisar tudo, desde a forma como as paredes foram construídas originalmente, materiais utilizados, tecnologias implantadas, até as adaptações que originaram na sede da TVE”, explica.

Com 116 metros de alvenaria em tijolos de 21 furos e mais 20 metros de extensão metálica, o prédio da TVE foi originalmente construído para ser um ginásio de esportes. As obras de adaptação foram realilzadas em 1990 pelo engenheiro Helianey Paulo da Silva, que também foi responsável pela reforma do prédio em 2015, quando os espelhos d’água foram removidos devido a infiltrações que comprometiam a estrutura do local.

Já a TVE foi fundada em 1984 e se transferiu para o Parque dos Poderes dez anos depois, em 1994. Ela é administrada pela Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de MS (Fertel), que também é mantenedora do Portal da Educativa e Rádio FM 104.

Confira a galeria aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *