O valor do litro do leite pago ao produtor teve um aumento de 35,56% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2020. A informação foi divulgada pelo Departamento Técnico do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O valor médio do litro de leite pago ao pecuarista, entre os seis primeiros meses de 2021, foi de R$ 1,81. Já no ano passado, o preço era de R$ 1,33 por litro. A produção de leite em MS caiu mais de 24% em um ano.
A analista técnica, Eliamar Oliveira, afirma que a valorização está relacionada à redução da produção de leite, ocasionada pelo tempo (estiagem e geadas) e pelo aumento do preço dos insumos, utilizados para alimentar o rebanho. Esses fatores geraram o aumento do custo da produção e a diminuição da oferta de leite.
No 1º semestre de 2021, a produção de leite com inspeção federal no estado foi de 88 mil litros, no entanto em 2020, durante o mesmo período, a produção chegou a 116,6 mil litros.
Os dados você confere no Informe da Educativa: