plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de janeiro de 2025 - 02:28

Praça Zacarias Mourão em Coxim ganha o colorido da arte de Eduardo Kobra

Quem passou ontem(09) pela  Praça Zacarias  Mourão, em Coxim, já pode apreciar  ( e fotografar)  um pouco do trabalho do artista Eduardo Kobra. O conhecido muralista iniciou a pintura de um mural em homenagem  ao compositor nascido na cidade, que vai ter  6 por 19,60 metros. A obra deve estar concluída até a próxima sexta-feira, 11 de dezembro. Esse trabalho faz parte de  um novo projeto, ainda sem nome definido, de resgate, manutenção e valorização das culturas regionais. “Conheço cinco continentes, mas pintei em apenas sete estados do meu próprio País. É um dos meus sonhos conseguir realizar ao menos um mural em cada estado, sempre destacando nomes que contribuíram para as cidades, regiões e estados”, diz o muralista. 

No mural, Kobra destaca Zacarias Mourão, que morreu em 1989, aos 61 anos,  que colocou, principalmente com a canção “Pé de Cedro”, a cidade no cenário da música regional e nacional. “É uma canção belíssima. Dias atrás, tive a alegria de assistir Luan Santana também destacar ‘Pé de Cedro’ em sua magnifica live ‘O Pantanal Chama Luan’”, diz Kobra, que acrescenta. “Também faremos, com o apoio da cidade, uma intervenção artística em alguma região devastada pelas queimadas, destacando a importância da preservação da natureza.

O cantor e compositor Luan Santana já entrou em contato com Kobra e  mostra entusiasmo com a iniciativa.  “Quando fiquei sabendo que o Kobra iria ao Mato Grosso do Sul, não hesitei, entrei em contato no mesmo instante. É muita honra ver o nosso estado e nosso Pantanal servirem de inspiração para um artista como o Kobra, consagrado internacionalmente. Queria muito estar presencialmente com ele nessas ações, mas devido a compromissos, não irei conseguir. Então, coloquei-me à disposição dele e também dispus todas as minhas redes sociais. Tenho certeza de que a arte pode salvar vidas”, afirma. “Descobri que o Kobra, assim como eu, é apaixonado por ecologia e quer defender a maior planície alagada contínua do mundo, nosso Pantanal. Recentemente, realizei um show virtual diretamente do coração do Pantanal e afirmo, com toda a certeza, não existe, no mundo, energia igual. Foi o palco mais iluminado que já cantei e que vou cantar, Deus se faz presente em cada metro quadrado daquele lugar, é benção! E acreditem, o universo merece nossa atenção, admiração, engajamento e, sobretudo, nosso respeito. Juntos, podemos transformar o mundo em um lugar melhor”, completa Luan Santana.

De acordo com o artista, que fez murais em cerca de 35 países, o mural sobre Zacarias Mourão dá início a um antigo sonho de realizar um projeto de valorização das culturas regionais. “Dizia o escritor russo Leon Tolstói (Lev Tolstoi) que ‘universal é o homem que escreve sobre a própria aldeia’”. Por isso, ao mesmo tempo em que faço murais para destacar grandes nomes que contribuíram para a história do País, como o arquiteto Oscar Niemeyer e os compositores Chico Buarque e Adoniran Barbosa; e nomes que contribuíram para a paz, liberdade, arte e humanismo no mundo, como Nelson Mandela, Martin Luther King Malala Yousafzai, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon, sempre quis criar um projeto que falasse sobre nomes que contribuíram para a cultura das próprias regiões”, conta o artista urbano, que complementa: “além disso, já pintei em cinco continentes mas não conheço a maioria dos estados do meu próprio país. Será uma grande realização conseguir pintar em cada estado do Brasil”, diz Kobra, que já fez obras em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *