19 de abril de 2024 - 15:15

Potencialidades econômicas de Dourados são destacadas na Expoagro 2016

Em dez anos a produção de grãos cresceu 240% em Dourados. Na pecuária, são 150 mil cabeças de gado e o município ocupa a 2ª posição no ranking estadual na produção de galináceos, além de ter boa produção de mel, suínos e leite. Os dados apresentados pelo vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, durante a abertura oficial da Expoagro 2016 – Exposição Agropecuária Internacional de Dourados, realizada no último sábado (14), no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
 As informações apresentadas por Pickler reforçam a vocação e pujança dos produtores rurais e a potencialidade agropecuária de Dourados. “Em 2015, o Senar/MS realizou no município, aproximadamente, 250 capacitações, com a participação de quase 3 mil alunos”, acrescentou. A feira segue até o dia 22 de maio, deve receber mais de 100 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 120 milhões.
 Durante seu discurso, na abertura da feira que está em sua 52ª edição e que contou com a participação de mais de 150 pessoas, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo produtor rural e o seu reflexo no desenvolvimento do município e, consequentemente, do Estado. “O agricultor e pecuarista colocam a sua fé e esperança no solo, esperando uma boa colheita, mas nem sempre dá certo. Apesar da atual crise, o produtor é resiliente e continua produzindo. Nós fazemos parte da solução”, acrescentou.
 O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, reforçou o papel do setor produtivo na economia estadual. “O povo sul-mato-grossense é empreendedor e com uma grande capacidade de trabalho. O Governo é um indutor e promotor desse desenvolvimento. Um exemplo disso é o Programa Terra Boa, que tem como meta recuperar 2 milhões de hectares de pastagem com algum grau de degradação”.
 Além das lideranças já citadas, participaram também da abertura da Expoagro, a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Candido; o diretor executivo da instituição, Lucas Galvan; o superintendente do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta; o presidente da Aprosoja/MS – Christiano Bortolotto; o prefeito municipal, Murilo Zaiuth; e o presidente da Aced –  Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Antônio Nogueira.
 Também estiveram presentes os deputados federais Tereza Cristina Correa Costa Dias e Geraldo Rezende; os deputados estaduais Zé Teixeira e Renato Câmara; o presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa; os presidentes dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul: Antônio Umberto Maran, de Caarapó; José Pereira da Silva, de Jateí; João Firmino Neto, de Laguna Carapã; Otávio Vieira de Mello, de Itaporã; Edy Elaine Tarrafel, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul; Cláudio Pradella, de Douradina e o ex-presidente do sindicato, Antônio Ferreira dos Reis, atual diretor tesoureiro da instituição, Ferreira, mais conhecido como ‘Varanda’.
 Expoagro 2016 – Com realização do Sindicato Rural de Dourados e do Sistema Famasul, a Expoagro tem como objetivo principal o aperfeiçoamento de práticas agrícolas, além promover o desenvolvimento e valorizar a produção.
 Serão diversos seminários que abordarão temas como pesquisa agrícola, bovinocultura de leite, cadeia produtiva da cana-de-açúcar, manejo integrado de pragas, equinocultura, piscicultura, ovinocultura, economia e tecnologias.
Na programação, o Senar/MS irá oferecer Dia de Campo e palestras do Programa Mais Leite. A Aprosoja/MS também participa com o Circuito Aprosoja, ministrando palestras sobre gestão da propriedade rural, mercados e seguros agrícolas.
 As atrações musicais incluem Jads & Jadson (13), Matheus & Kauan (14), Leo & Daniel Freitas (14), Jota Quest (15), Jorge & Mateus (18), Israel Novaes (20), Simone & Simaria (20), Maiara & Maraisa (21) e Anitta (21). Os ingressos podem ser adquiridos de forma avulsa ou passaporte para todas as apresentações. A Expoagro tem o apoio da Prefeitura de Dourados, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Embrapa Agropecuária Oeste, Fundação MS, ACED  e outras instituições.