plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 09:09

Potenciais de investimento de Mato Grosso do Sul foram apresentados a Ministros do Brics

Reunião de ministros do Brics que aconteceu em Bonito teve como temas inovação tecnológica, sustentabilidade e segurança alimentar

Na 9ª reunião dos ministros da Agricultura do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul) que aconteceu em Bonito (MS) o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck representou o Governo do Estado.

Na oportunidade em que estão em pauta inovação tecnológica na agropecuária – no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos – e as questões relacionadas à segurança alimentar e sustentabilidade ambiental em âmbito regional e global, Verruck conversou com cada um dos Ministros e lhes entregou material recentemente elaborado e que traz detalhes sobre as potencialidades de investimentos do Estado.

Ministra Tereza Cristina e o Secretário Jaime Verruck

No evento, a Ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) defendeu melhoria das condições no campo, produção descentralizada para garantiria maior de acesso a alimentação e nutrição adequadas e reafirmou que medidas protecionistas e subsídios adotados pelas nações desenvolvidas ameaçam o crescimento da agricultura em países com menor poder econômico.

Tereza defendeu que o comércio global deve ser regulado por princípios científicos, o que garantirá igualdade de oportunidades para as nações na produção e comercialização de alimentos. De acordo com ela, quando os países deixam de se basear na ciência, colocam em risco o investimento e estímulo à inovação, recurso fundamental para o aumento da produtividade e qualidade dos alimentos fornecidos.

Foi por meio da inovação, destacou a ministra, que o Brasil tornou-se uma das maiores potências agrícolas do mundo, sendo fornecedor de alimentos para mais de 1 bilhão de pessoas. Tereza Cristina ressaltou que o futuro demanda um setor agrícola cada vez mais produtivo com sustentabilidade.

A Ministra disse ainda que a declaração que assinarão no evento terá a bandeira da promoção da inovação e das ações para aprimorar novas soluções para sistemas de produção de alimentos e será marcada pelo comprometimento conjunto com a facilitação do comércio internacional e com o papel central que as regras elaboradas com fundamentação científica devem ter nesse sistema.

vice-ministro da Rússia, Sergey Levin, destacou a importância do desenvolvimento rural no país, já que várias famílias ainda buscam garantia da segurança alimentar.

secretário do ministério indiano, B. Pradhan, informou que uma das prioridades é alcançar a segurança alimentar com sustentabilidade e que o Brics precisa aprimorar as relações entre os integrantes para chegar a esse objetivo. Atualmente, o setor agrícola é responsável por empregar 58% dos indianos.

Para o vice-ministro da China, Taolin Zhang, o Brics pode ser um importante ator na redução da pobreza mundial. Na China, a meta é zerar a pobreza até 2030. O país defende uma reforma no comércio agrícola para ampliar a produção, melhorar a infraestrutura, promover a inovação tecnológica e conectividade. Zhang disse ainda que o Brics deve se posicionar contra o “protecionismo negativo”.

vice-ministro da África do Sul, Mcebisi Skwatsha, ressaltou a necessidade de aprimorar a cooperação agrícola entre os países. Segundo o representante, os sul-africanos estão comprometidos em aumentar a produção junto com sustentabilidade, priorizando carnes, grãos, frutas, legumes e vinhos. O país tenta retomar produção após enfrentar queda no volume por causa de uma estiagem severa.

A reunião em Bonito terminou nesta quinta-feira (26).

Kelly Ventorim, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Publicado por: kventorim@semagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *