plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 21:49

Porto Murtinho comemora 107 anos de emancipação com desfile e shows nesta quinta-feira

Criada a partir de um pequeno embarcadouro rústico de erva-mate, e cenário de conquistas importantes do país na Guerra do Paraguai e na Revolução de 1932, a cidade de Porto Murtinho comemora nesta quinta-feira (13) 107 anos de emancipação política. A celebração será aberta com desfile cívico e diversos shows, incluindo o grupo Canto da Terra, Breno Reis e Marco Viola e Axé Mix.

Memória

Porto Murtinho nasce por volta de 1982 quando o engenheiro Antônio Corrêa da Costa construiu um porto de madeira na Fazenda Três Barras, às margens do Rio Paraguai, para exportar erva mate. O lugar logo foi considerado estratégico para o comércio daquele produto, atraindo a atenção de comerciantes e empresários para a região.

Mais tarde, o município, que hoje tem cerca de 16,6 mil habitantes, foi palco de batalhas da Guerra do Paraguai e a Revolução de 1932.

Sua localização ainda hoje é vista como estratégica, na divisa com o Paraguai e perto de importantes cidades e roteiros turísticos, como Jardim, Bonito, o Pantanal do Nabileque, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, cinco aldeias indígenas, Parque Municipal Cachoeira do Apa, fazem desse exuberante cenário, enorme mercado em potencial para cultura, turismo e negócios.

No cenário cultural, Murtinho é conhecida por sua Festa do Touro Candil, que deriva de uma brincadeira comum na fronteira Brasil-Paraguai onde um grupo de pessoas festeja ao redor de uma carcaça de boi geralmente jogando uma bola envolta em chamas.

Hoje Porto Murtinho vive um cenário de desenvolvimento através da instalação de novos portos e futuramente a construção da ponte entre o Brasil e Paraguai.

Fonte: Porto Murtinho Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *