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Institucional

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13 de outubro de 2024 - 01:02

Poeira ou lama: pavimentação da MS-357 vai acabar com transtornos em Rio Pardo

“Já fiquei três dias sem poder sair, por causa da estrada ruim!”. A afirmação é do produtor rural Valter de Souza Barbeiro, de 51 anos, sobre as péssimas condições da MS-357, em Ribas do Rio Pardo, em dias chuvosos. Mas o drama do ruralista e de muitos outros moradores da região tem prazo para acabar, com a pavimentação da estrada, com investimentos do Governo do Estado. A obra já teve início.

Valter mora há 14 anos na região e acrescenta também a importância do investimento para o desenvolvimento e valorização das terras da região. A chuva não é o único problema da estrada não pavimentada. Welington Valadão, de 38 anos, tem um comércio há três anos a beira da rodovia e conta do problema que enfrenta nos dias que não chove. “O terreno é arenoso e não só em períodos de chuvas os problemas aparecem, quando não chove a poeira sobe e fica ‘impossível’”, disparou.

Morador da zona urbana da cidade, Paulo Sérgio Jesus, de 51 anos, trabalha com frete e passa pela rodovia quase todos os dias a trabalho, levando ou buscando os produtos de seus clientes, há 15 anos. Para ele, além de diminuir a manutenção do veículo por problemas causados pela estrada de chão, o asfalto vai proporcionar um tempo de viajem menor, fazendo com que tenha mais tempo disponível para trabalhar. “Sem asfalto a rodovia fica ruim, com o pavimento vai até aumentar meu ganho”, disse.

Quem também sofre com as frequentes manutenções no veículo por causa das condições da estrada é o caminhoneiro Edson Aparecido Barbosa, 37 anos. Com seu caminhão, ele transporta maquinários das fazendas para a cidade e vice versa, e os buracos muitas vezes atrasam a viajem. “Tem que andar devagar senão quebra o caminhão. Atendo muitas fazendas transportando maquinários, com o asfalto será uma mão na roda com a viajem ligeira, consumo que melhora, manutenção que diminui”, afirmou.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo, Robson Velos Ribeiro, a pavimentação causou entusiasmo nos produtores da região rica em soja, madeira e pecuária de corte. “Para escoar essa produção, para conseguirmos levar insumos para as propriedades, a pavimentação vai ser de grande importância”, pontuou.

Joao Alfredo, prefeito de Ribas do Rio Pardo

A valorização das propriedades da região foi um dos pontos que o prefeito do município João Alfredo Danieze destacou, assim como a estruturação da rodovia, outros investimentos do Governo do Estado e a instalação da fábrica de celulose da Suzano. “Todos esses investimentos já valorizaram absurdamente a nossa região. A pavimentação da rodovia MS-357 vai trazer benefícios principalmente para o homem do campo e para aquelas pessoas que querem ir para o sentido norte do Estado. Agradecemos o governador Reinaldo Azambuja, assim como o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que não mediram esforços para a concretização dessa importante rodovia estadual”, disse.

Nos 12 quilômetros da rodovia, do perímetro urbano de Ribas do Rio Pardo até o entroncamento com a MS-338, a obra está em fase inicial, com limpeza de pista e execução de serviços de subleito. Ao longo da rodovia as duas pontes de concreto existente sobre os rios Ribeirão das Botas e Rio Pardo, serão substituídas por estruturas maiores. Mais de 20 máquinas e 30 trabalhadores dão ritmo acelerado à obra que teve início em fevereiro. “Essa é mais uma importante obra, de muitas que o Governo do Estado está realizando em diversos municípios. Investir na melhoria das estradas é também dar condições de trabalho ao produtor rural, proporcionando mais competitividade e desenvolvimento ao Mato Grosso do Sul”, disse secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Desde 2015, Ribas do Rio Pardo recebeu quase R$ 35 milhões de investimentos em infraestrutura em rodovias e na zona urbana da cidade. A pavimentação da MS-357 vai custar R$ 22.292.519,28, de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul).

Joilson Francelino, Subcom
Fotos: Bruno Rezende

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