19 de abril de 2024 - 14:08

PM comemora 180 anos de criação com homenagens

Campo Grande (MS) – O aniversário de 180 anos de criação da Polícia Militar foi comemorado nesta quarta-feira (02), com solenidade de entrega de medalhas, com as presenças do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, e do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho.

Como presente para a instituição, o governador anunciou a ampliação de vagas em todas as graduações e postos da Polícia Militar. “A lei de fixação de efetivo já está finalizada e estaremos encaminhando para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para aprovação”, disse Reinaldo Azambuja lembrando que o grande desafio do Governo do Estado é construir uma política de segurança pública para Mato Grosso do Sul, que dê mais segurança aos cidadãos, proteja os policiais e que alcance os resultados esperados pela população.

Durante o eventom os cidadãos que prestaram relevantes serviços à corporação foram condecorados pela Polícia Militar com a Medalha Insígnia do Mérito. Entre os homenageados estavam o secretário Sílvio Maluf e o adjunto Helton Fonseca Bernardes; a titular da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Azambuja; o secretário de Estado de Saúde, Nelson Barbosa Tavares; o comandante da Base Aérea de Campo Grande, tenente-coronel Aviador Potiguara Vieira Campos; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Maria Lós; a perita papiloscopista Jucilene Correia de Menezes, entre outros civis e militares.

Também foram entregues Medalhas do Mérito a autoridades civis e militares que contribuíram para o crescimento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Receberam a homenagem a vice-governadora Rose Modesto; o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Júnior Mochi; o delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues e o adjunto, delegado André Matsushita Gonçalves; o presidente do Tribunal de Contas, Waldir Neves, promotores, juízes e comandantes de unidades.

“É um presente para a Polícia Civil receber essa honraria que prova a clara união das polícias, o que é muito bom porque fortalece as instituições e faz com que o Estado cresça cada dia mais na segurança pública”, destacou o delegado-geral, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues.

Sobre a Polícia Militar

A criação da Polícia Militar no Brasil remonta à visita da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808. À época, uma Guarda Real foi instituída para zelar pela segurança dos nobres, dando origem ao primeiro grupamento do tipo no País. As constituições imperiais, posteriormente, já contemplavam a existência desse tipo de força de segurança nos estados.

Cada estado brasileiro possui uma força de segurança cuja função é realizar um policiamento ostensivo e preservar a lei e a ordem pública. Subordinam-se aos governadores estaduais e compõem uma reserva automática das Forças Armadas Nacionais.

A estrutura de organização da Polícia Militar corresponde àquela adotada pelo Exército, com a divisão em regimentos, batalhões, companhias e pelotões, bem como a hierarquia nos postos de comando.

Fonte Notícias MS