plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 08:24

Piraputangas de Bonito: “novas cores” intrigam turistas, mas artista garante sua originalidade

Registro feito no início da semana (WhatsApp)

Quem passou pela Praça da Liberdade de Bonito (MS), nos últimos dias ficou um pouco intrigado com as cores do Monumento Piraputangas, que desde o dia 14 de junho está passando por reformas. O tradicional dourado foi substituído por tons mais escuros, como o chumbo e vermelho e deixou os moradores curiosos, questionando se os peixes iriam receber uma nova ‘roupagem’.

“Eu até assustei quando eles começaram a pintar. Fiquei pensando: ‘e essa cor esquisita’, mas aos poucos a gente vai vendo o trabalho do artista e percebendo que o processo é divido em várias etapas, até chegar ao resultado final que a gente já conhece”, detalhou Osvaldo Pereira Bambil, que é responsável pela praça.

Imagem feita nesta quinta-feira (13) – Kemila Pellin

E o resultado, segundo Cleir, artista plástico que criou o monumento em 2007 e está fazendo a reforma dos peixes, será igual ao original. “Elas vão sofrendo transformações durante a reforma. A gente vai cruzando cores, porque peixe é furta-cor, e é de tom em tom que a gente chega ao ponto exato”, explicou.

Ainda segundo o artista, a curiosidade no processo de criação e de reforma é natural e recorrente. “Eu fiz elas em 2007, reformei em 2011 e agora novamente, e toda vez é a mesma coisa. O povo vem perguntar se vai ficar desse jeito, se vou mudar a cor, é sempre um susto, mas no final eu garanto que o resultado será fiel ao original”, afirma.

Mesmo durante a reforma, os peixes, considerados símbolos da riqueza ambiental da Capital do Turismo, continuam sendo plano de fundo para as fotos dos visitantes. O casal de São Paulo fez questão de dar uma paradinha e garantir a selfie com as Piraputangas de Bonito. “A gente nem sabia como elas eram antes. Vimos algumas durante o passeio e elas têm uma tonalidade meio dourada e avermelhada nas extremidades. Lindas, assim como essas estão ficando”, destacaram Suelen Carvalho e João Paulo Dourado.

Foto: Kemila Pellin

O escritor e poeta Chico de Arruda, que está auxiliando Cleir na reforma dos peixes, explicou que conhece o trabalho do artista desde 2002 e aprendeu com ele, a dar vida e cor aos objetos. “Eu comecei ajudando o Cleir e acabei descobrindo esse ‘talento’. Na verdade nem sei se a gente aprende isso, ou é algo que já está na gente e só falta um estalo para descobrir. Mas de qualquer forma, o trabalho dele é ótimo, e como toda obra arte, demanda tempo e dedicação. Mas o final com certeza será muito satisfatório”.

Cleir também explicou que além de reforçar a estrutura do monumento e refazer a pintura, foram realizadas manutenções no encanamento e serão trocados os bicos de água da fonte, para que não jorrem mais sobre os peixes, evitando o desgaste por conta da água calcária. “O calcário é muito nocivo para a estrutura. Algumas partes estavam totalmente corrompidas e a pintura branca. Agora eu usei uma tinta diferente, que uso na pintura dos prédios e é mais resistente, além de programar os bicos para que joguem água com a mesma intensidade, mas sem agredir o monumento. Coisas que a gente vai aprendendo com o tempo”, detalha o artista.

O monumento deve ser entregue até sábado, garantiu o artista. “Esperem até domingo e eu garanto que vão se surpreender”, concluiu.

A reforma custou R$ 49,5 mil aos cofres públicos. O prazo de execução dos serviços era de trinta dias, contados a partir da publicação no Diário Oficial, em 14 de junho, podendo ser aditado ou prorrogado.

“Café da Manhã com Frutos” – José Sabino

Premiadas

Intitulada “Café da Manhã com Frutos”, a foto de piraputangas se alimentando com figos silvestres na mata ciliar do Rio Olho d’Água em Jardim, de autoria do biólogo José Sabino, conquistou o segundo lugar no VI Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em março deste ano.

Dos rios para o papel

Além de serem famosas nos rios da região da Serra da Bodoquena, as Piraputangas também deram o nome ao Distrito de Aquidauana, fundado em 1938, situado acima da estação ferroviária, nas terras da antiga Fazenda Palmar.

O nome PIRAPUTANGA originou-se de um peixe com contrastes vermelhos e amarelos, devido a sua grande quantidade no rio AQUIDAUANA, que margeia a cidade.

No idioma TUPI – PIRAPUTANGA, significa PEIXE VERMELHO, da região Amazônica e sub-amazônica. No idioma GARANY – PIRA-PUYTÃ. Os colonizadores da região não conseguindo a pronúncia correta para PUYTÃ, começaram a falar PIRAPUTANGA.

Há outras explicações para o nome Piraputanga, diz que esse nome origina-se do Tupi e significa “Pira = peixe e putanga = é uma modificação de pitanga = vermelho. Piraputanga = peixe vermelho”.

início da reforma (Foto: Kemila Pellin)
Monumento Piraputangas antes da reforma (Foto: Arquivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *