plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 18:01

Piraputangas de Bonito ‘ficam’ rosas para alertar sobre câncer de mama

O Monumento Piraputangas, cartão postal da Capital do Ecoturismo, ganhou nova iluminação durante o mês de outubro. Agora com tons rosas, os peixes de Bonito (MS) também alertam para sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outubro é considerado o mês símbolo da luta contra a doença, que é o segundo câncer mais frequente no mundo entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Luzes foram doação da Terra Clínica Médica e Diagnósticos (Kemila Pellin)

Em 2010, por exemplo, foram registrados 49.240 novos casos no Brasil e em 2008 , 11.860 mulheres morreram por causa da doença no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia. O objetivo do Outubro Rosa é chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e incentivar as mulheres ao diagnóstico precoce, que só pode ser obtido com cuidados regulares, entre eles, a realização da mamografia anualmente a partir dos 40 anos.

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes, entre outros. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, em 02 de outubro de 2002, durante comemoração dos 70 anos do Encerramento da Revolução.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *