29 de março de 2024 - 06:52

Pianista israelense Alon Goldstein prepara recital virtual para o público brasileiro

A convite do Instituto Ling, o pianista israelense Alon Goldstein fará um recital virtual especialmente para o público brasileiro. Considerado um dos maiores destaques da música erudita no mundo, o artista se apresentaria em Porto Alegre pela primeira vez neste ano, mas sua estreia na capital gaúcha teve que ser adiada por causa da pandemia de covid-19. A apresentação acontecerá então virtualmente no dia 12 de setembro, sábado, às 15h, com transmissão ao vivo diretamente da Universidade de Kansas City, nos Estados Unidos. Para a ocasião, Goldstein preparou um repertório clássico com composições de Beethoven, Scarlatti, Debussy, Bernstein, Albéniz, Chopin e Schubert. O recital solo poderá ser acompanhado gratuitamente pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Interessados em assistir podem se inscrever no site www.institutoling.org.br para receber notificações e não perder o horário da live.

Admirado por sua inteligência musical, Alon Goldstein é um dos mais originais e sensitivos artistas de sua geração, o que o levou a ser um dos pianistas favoritos da audiência e dos críticos dos Estados Unidos, Europa e Israel. Entusiasta da educação musical, também se dedica a compartilhar a beleza da música clássica com comunidades carentes pelo mundo.

Se graduou no Peabody Conservatory, onde estudou com Leon Fleisher e serviu como seu assistente. Em 2019, foi eleito para o Johns Hopkins Society of Scholars, uma honra reservada a poucos profissionais. Foi diretor artístico do Distinguished Artists Concert & Lecture Series, em Santa Cruz, na Califórnia, e, recentemente, foi indicado como diretor artístico do Mt. Angel Abbey Bach Festival, em Oregon. É também fundador do Emerald Coast Music Alliance, festival consagrado na Flórida.

Em temporadas recentes, atuou com a Filarmônica de Los Angeles, Orquestra Philadelphia e as sinfônicas de San Francisco, Baltimore, St. Louis, Houston, Vancouver, Kansas City, Indianópolis e Carolina do Norte, além de tocar com orquestras na França, Rússia, Romênia e Bulgária. Goldstein também mantém uma presença constante em gravações pelo selo Naxos, incluindo concertos para piano de Mozart, com o Fine Arts Quartet, e trios de piano de Dvorak com o Tempest Trio, bem como recentes gravações das sonatas para piano de Scarlatti.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA

Recital com o pianista Alon Goldstein
Dia 12 de setembro, sábado, às 15h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)